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dc.contributor.advisorMartins, Marcilene Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Rafael Zdanowiczpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T02:26:06Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168824pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia versa sobre o comportamento dos investimentos publicitários de um dos principais veículos do meio jornal do sul do Brasil, o Jornal Zero Hora, enquanto busca de alternativas para fazer frente a uma tendência de queda de receita do meio jornal impresso, o que ocorre em um cenário de crescimento de mídias cada vez mais digital. Inicia-se com a apresentação do histórico da publicidade no mercado nacional, evidenciando que os papéis dos meios de comunicação e das mídias de publicidade têm relação importante com o sucesso do sistema capitalista mundial, regulado por um mercado propulsionado pelo incentivo às inovações. A partir disso, parte-se para uma descrição histórica do meio jornal, apresentando sua trajetória, conceitos e particularidades e inter-relacionando-os com o surgimento do veículo Zero Hora no cenário gaúcho. Parte-se então para a análise da evolução das principais linhas de receitas do jornal ZH no período de 2007-2016, a qual evidenciará que a mídia tradicional não é a principal responsável pela tendência de queda de receita verificada para o referido jornal.pt
dc.description.abstractThis monograph deals with the behavior of the advertising investments of one of the main newspapers in the south of Brazil, Zero Hora, while searching for alternatives to cope with a downward trend in the revenue of the printed newspaper, which occurs in a scenario of digital media growth. It begins with the presentation of the history of advertising in the national market, showing that the roles of the media and advertising media have important relation with the success of the capitalist system, regulated by a market driven by innovations. From this, we start with a historical description of the newspaper, presenting its trajectory, concepts and particularities and interrelating them with the emergence of the Zero Hora. Then, we analyze the evolution of the main revenue lines of the newspaper ZH in the period 2007-2016, which will show that traditional media is not primarily responsible for the downward trend in revenue for the newspaper.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTraditional mediaen
dc.subjectZero Hora (Jornal)pt_BR
dc.subjectAdvertising marketen
dc.subjectJournalen
dc.titleA queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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