Repositório Digital

A- A A+

Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim

.

Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim
Autor Piegas, Janaina Zortéa
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto ENEM
Funcoes
Resolução de problemas
[en] Linear function
[en] Problem Solving
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como a Resolução de Problemas pode auxiliar no ensino de funções afim. Essa proposta de trabalho foi motivada pela minha curiosidade em compreender porque é complicado propor, interpretar e resolver problemas em sala de aula. A coleta de dados foi realizada no ano letivo de 2016, com uma turma do primeiro ano do ensino médio da rede pública de Porto Alegre, por meio de um projeto extraclasse e atuação em aulas no período regular. Os problemas propostos e analisados foram retirados em sua maioria do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com ajuda do roteiro do GTERP, Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas, o intuito da pesquisa foi verificar como ocorre o entendimento do conteúdo seguindo passos para resolver problemas. A análise da pesquisa realizou-se por meio do Estudo de Caso, e se baseia nos trabalhos de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e outros autores que pesquisam sobre a Resolução de Problemas.
Abstract This Course Completion Work aims to analyze how Problem Solving can help in teaching linear functions. This work proposal was motivated by my curiosity to understand why it is complicated to propose, interpret and solve problems in the classroom. The data collection was carried out in the academic year of 2016, with a class of the first year of the high school of the public network of Porto Alegre, through an extraclass project and performance in classes in the regular period. The problems proposed and analyzed were mostly removed from the National High School Examination (ENEM). With the help of the GTERP (Problem Solving Studies Working Group), the purpose of the research was to verify how the understanding of content occurs by following steps to solve problems. The analysis of the research was done through the Case Study, and is based on the works of George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic and other authors who research on Problem Solving.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/168835
Arquivos Descrição Formato
001047834.pdf (1.850Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.