Repositório Digital

A- A A+

A comunicação do Banco Central do Brasil : uma análise sobre as expectativas de inflação no período de 2006 a 2016

.

A comunicação do Banco Central do Brasil : uma análise sobre as expectativas de inflação no período de 2006 a 2016

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A comunicação do Banco Central do Brasil : uma análise sobre as expectativas de inflação no período de 2006 a 2016
Autor Binotto, Gustavo
Orientador Hillbrecht, Ronald Otto
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Banco Central do Brasil
Brasil
Inflação
Política monetária
[en] Communication
[en] Credibility
[en] Inflation expectations
[en] Transparency
Resumo A comunicação dos bancos centrais tem se tornado um importante instrumento de política monetária para reduzir incertezas e coordenar as expectativas do mercado. Nesse contexto, o Brasil, que é um pais com um histórico problema de inflação, a comunicação pode ser mais uma ferramenta para reduzir falhas informacionais e com isso reduzir as expectativas de inflação. Para isso, o Bacen necessita executar a política monetária com transparência, além de possuir credibilidade, sendo esses dois fatores interligados, ou seja, quanto maior a transparência maior a credibilidade. Este trabalho testa, através de um modelo EGARCH, se a comunicação do Banco Central do Brasil tem efeito significativo na volatilidade da taxa de juros futura (DI em t+1), que é base para a formação de expectativas de inflação, nos dias de divulgação das atas do Copom e dos Relatórios Trimestrais de Inflação.
Abstract Communication from central banks has become an important monetary policy instrument to reduce uncertainties and coordinate market expectations. In this context, Brazil, which is a country with a historical inflation problem, communication can be another tool to reduce informational failures and thereby reduce inflation expectations. However, to do this the Central Bank need implement monetary policy with transparency and credibility, these two factors being interconnected, that is, the greater the transparency, the greater the credibility. This paper tests, through an EGARCH model if the Central Bank of Brazil communication had a significant effect on future interest rate volatility (DI in t + 1), which is the basis for the formation of inflation expectations, on the days of disclosure of the minutes of Copom and the Quarterly Inflation Reports.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/168855
Arquivos Descrição Formato
001046375.pdf (1.570Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.