Repositório Digital

A- A A+

Análise comparativa das políticas de reforma agrária dos governos Evo Morales na Bolívia e Lula no Brasil

.

Análise comparativa das políticas de reforma agrária dos governos Evo Morales na Bolívia e Lula no Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise comparativa das políticas de reforma agrária dos governos Evo Morales na Bolívia e Lula no Brasil
Autor Bombardelli, Marcos Vinicius Pasolini
Orientador Salomão, Ivan Colangelo
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Bolívia
Brasil
Governo Luiz Inácio Lula da Silva : 2003-2010
Reforma agrária
Resumo Com o esgotamento do modelo neoliberal na América Latina, na virada do século XXI vários países do continente elegem presidentes ligados a um campo político de esquerda, que defendiam um modelo econômico nacional desenvolvimentistas, com fortes reformas estruturantes. Em 2003, Lula assume a presidência do Brasil, e em 2006 Evo Morales a presidência da Bolívia. Os dois formularam proposições e políticas de governo, no que tange a reforma agrária. Lula lançou o II Plano Nacional de Reforma Agrária em 2003, e Morales mudou a normativa agrária do país com a Lei de Recondução de Reforma Agrária na Bolívia em 2006. Essas políticas transformaram em algum nível a estrutura agrária dos países e/ou promoveram melhorias nas condições de vidas nos assentamentos.
Resumen Con el agotamiento del modelo neoliberal en América Latina, a la vuelta del siglo XXI varios países del continente eligen presidentes vinculados a un campo político de izquierda, que defendían un modelo económico nacional desarrollistas, con fuertes reformas estructurantes. En 2003, Lula asume la presidencia de Brasil, y en 2006 Evo Morales la presidencia de Bolivia. Los dos formularon proposiciones y políticas de gobierno, en lo que se refiere a la reforma agraria. Lula lanzó el II Plan Nacional de Reforma Agraria en 2003, y Morales cambió la normativa agraria del país con la Ley de Reconducción de Reforma Agraria en Bolivia en 2006. Estas políticas transformaron en algún nivel la estructura agraria de los países y / o promovieron mejoras en las mismas Condiciones de vida en los asentamientos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/168856
Arquivos Descrição Formato
001046402.pdf (1.230Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.