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Programa Probral - Capes : a cooperação bilateral Brasil e Alemanha em projetos conjuntos de pesquisa

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Programa Probral - Capes : a cooperação bilateral Brasil e Alemanha em projetos conjuntos de pesquisa

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Título Programa Probral - Capes : a cooperação bilateral Brasil e Alemanha em projetos conjuntos de pesquisa
Autor Battaglin, Maria de Fátima Silveira
Orientador Calabró, Luciana
Data 2017
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto CAPES
Cooperação internacional
Ensino superior
Pesquisa
PROBRAL
Projeto PROBRAL
[en] Bilateral cooperation
[en] Brazilian scientific production
[en] DAAD
[en] Joint research projects
Resumo A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e o Deutscher Akademischer Austauschdienst - DAAD são organizações do Brasil e da Alemanha, respectivamente, que apoiam iniciativas de cooperação bilateral em ensino superior, ciência, tecnologia e inovação de forma muito positiva. Os acordos governamentais amparam a cooperação desde o início dos anos 1960 com o propósito de manter as relações de amizade e os interesses comuns em fomentar a pesquisa científica, e promover o desenvolvimento tecnológico. A idealização em favorecer oportunidades para a criação, e execução, de projetos conjuntos de pesquisa bilateral se sustenta em apoiar a formação qualificada de recursos humanos e fortalecimento de atividades concomitantes de ensino, pesquisa e gestão em ciência/tecnologia/inovação. São iniciativas que estimulam a expansão da cooperação universitária internacional com o intuito de fortalecer nosso sistema nacional de pós-graduação, mediante a concessão de investimentos para criar, ou vitalizar, redes internacionais de pesquisa. A convivência entre grupos de excelência beneficia o compartilhamento de soluções para problemas comuns, assim como busca possibilidades de retribuir à coletividade propostas de inovações. Este trabalho descreve a cooperação bilateral entre o Brasil e a Alemanha com destaque ao programa Projetos de Cooperação Universitária entre o Brasil e a Alemanha (PROBRAL) em algumas de suas faces no período de 1994 a 2014. O primeiro artigo descreve: 1) a distribuição regional das instituições brasileiras envolvidas; 2) as grandes áreas de conhecimento que abrigam os projetos executados; e 3) as redes de colaboração brasileiras e alemãs com maior número de projetos executados. No que se refere ao Brasil é visível, além das interações com instituições alemãs, uma ampla interação nacional, uma assimétrica distribuição regional, o predomínio das grandes áreas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Biológicas, e um crescimento do número de instituições brasileiras envolvidas e da formação de redes bilaterais. Além disso, se discute a potencial contribuição deste duradouro Programa para a Pós Graduação e Pesquisa Brasileira. O segundo artigo identifica as contribuições do PROBRAL na produção científica brasileira e a colaboração entre pesquisadores brasileiros e alemães ao longo dos anos de 1994 a 2016, e nas três grandes áreas predominantes anteriormente citadas. É um estudo exploratório–descritivo, baseado em dados e documentos publicados pelas entidades responsáveis por sua execução, a CAPES e o DAAD. A partir destes dados, trata-se de identificar, através de indicadores cientométricos (produção, coautoria e Fator de Impacto), as contribuições do programa para a produção e internacionalização da pesquisa científica brasileira. Observa-se que a área de Ciências Exatas e da Terra publicou em maior número que as duas outras áreas relacionadas. Quanto à produção dos pesquisadores brasileiros em colaboração com pesquisadores alemães, a grande área de Ciências Biológicas, se sobressai com cerca de 20% da produção. Este artigo mostra que a política de cooperação científica internacional é de extrema importância, apoiando e fomentando o intercâmbio científico entre grupos de pesquisadores brasileiros e alemães. Portanto, a mobilidade internacional entre os pares é significativa para o incremento da pesquisa científica e a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES), pois origina um ambiente favorável para a cooperação e a formação de redes. Por fim, deve-se se respeitar a recomendação do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 acerca da busca de excelência e de conhecimentos novos. Tal orientação significa evitar posições endógenas e interagir fortemente com instituições nacionais e internacionais para promover o crescimento da ciência e destacar o país no cenário mundial.
Abstract The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES and the Deutscher Akademischer Austauschdienst - DAAD are organizations in Brazil and Germany, respectively, which support initiatives of bilateral cooperation in higher education, science, technology and innovation in a very positive way. Government agreements have supported cooperation since the early 1960s in order to maintain friendly relations and common interests in fostering scientific research and promoting technological development. The vision in favor of opportunities for the creation and execution of joint bilateral research projects is based on supporting the qualified training of human resources and the strengthening of concomitant teaching, research and management activities in science, technology and innovation. These are initiatives that stimulate the expansion of international university cooperation in order to strengthen the Brazilian national graduate system by granting investments to create or vitalize international research networks. The coexistence between groups of excellence benefits the sharing of solutions to common problems, as well as the seeking of possibilities to return to the collective proposals for innovations. This paper describes the bilateral cooperation between Brazil and Germany, with emphasis on the Program of University Cooperation between Brazil and Germany - PROjetos de Cooperação Universitária entre o BRasil e a ALemanha (PROBRAL) in some of its stages from 1994 to 2014. The first article describes: 1) the regional distribution level of the Brazilian institutions involved; 2) the main areas of knowledge that house executed projects; and 3) the Brazilian and German collaboration networks with the greatest number of executed projects. With regards to Brazil, in addition to interactions with German institutions, there is a wide national interaction, an asymmetric regional distribution, the predominance of main areas of Natural Sciences, Engineering and Biological Sciences, and a growth in the number of Brazilian institutions and the formation of bilateral networks. In addition, the potential contribution of this long-standing Program for Postgraduate and Brazilian Research is discussed. The second article identifies the contributions of PROBRAL in Brazilian scientific production and the collaboration between Brazilian and German researchers over the years 1994 to 2016 and in the three main areas mentioned above. This is an exploratory-descriptive study, based on data and documents published by the entities responsible for its execution, CAPES and DAAD. From these data, it is a question of identifying, using scientometrics (production, co-authorship and Impact Factor), the program's contributions to the production and internationalization of Brazilian scientific research. It is seen that most publications are originated from the area of Natural Sciences, in a greater number than the two other related areas. As for the production of Brazilian researchers in collaboration with German researchers, the great area of Biological Sciences stands out with about 20% of production. This article suggests that the policy of international scientific cooperation is extremely important, supporting and fostering the scientific exchange between groups of Brazilian and German researchers. Therefore, international peer mobility is significant for the increase of scientific research and the internationalization of Higher Education Institutions (IES - Instituições de Ensino Superior) as it creates a favorable environment for cooperation and networking. Lastly, one should respect the recommendation of the National Postgraduate Plan 2011-2020 regarding the search for excellence and new knowledge. Such an orientation means avoiding endogenous positions and interacting strongly with national and international institutions to promote the growth of Brazilian science and highlight the country on the world stage.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/168875
Arquivos Descrição Formato
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