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dc.contributor.authorCasenote, Igor Escalantept_BR
dc.contributor.authorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T02:25:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168905pt_BR
dc.description.abstractConsiderando mercados e consumidores atuais em constante transformação, atender demandas com meios e resultados radicalmente inovadores exige do designer atual competências para lidar com incertezas e complexidades, nem sempre contempladas pelo seu percurso educacional. A pesquisa introduzida neste artigo, excerto de uma tese de doutorado em design, apresenta uma revisão de literatura teórica integrativa que objetivou encontrar fundamentos e argumentos teóricos para a construção de uma matriz de competências capaz de auxiliar na compreensão e construção do perfil do futuro profissional em design frente aos desafios contemporâneos. Como resultado, foi concebido um modelo conceitual que contempla cinco dimensões de competências em design, cada uma com suas constituintes específicas. Esse modelo pode auxiliar na organização curricular e no desenho do perfil profissional no projeto pedagógico de cursos de design, bem como pode oferecer um ponto de partida para entender como essas competências estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractConsidering na ever changing markets and consumers, to meet its demands with radically innovative means and results requires the designer to be able to deal with uncertainties and complexities, which is not always approached by their educational path. The research introduced in this article, excerpt of a design doctoral thesis, presents an integrative bibliographical review that aimed to find theoretical arguments for the development of a competence matrix that enables to understand and develop the profile of the future design professional towards contemporary challenges. As the result, we obtained a conceptual model with five competences and its constituents. This model can help in curricular organization and a better understanding about professional profile in the pedagogical project of design courses, as well as providing a starting point to understand how these competences are being absorbed by the job market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. v.21, n.2 (ago. 2017), p. 313-329pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesignerpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCompetenceen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.titleDesenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designerspt_BR
dc.title.alternativeDeveloping design driven innovation competencies : a conceptual model for the education of new designersen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001048938pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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