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dc.contributor.advisorNeves, Clarissa Eckert Baetapt_BR
dc.contributor.authorKoppe, Leonardo Rennerpt_BR
dc.date.accessioned2009-08-15T04:17:31Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16890pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem por tema a reforma da educação superior implantada na Alemanha, após o processo de Bolonha. A partir do contexto europeu de discussões sobre um projeto de construção da Europa do Conhecimento através do denominado processo de Bolonha, procurou-se investigar como ocorreu a reforma nas universidades de um modelo que já fora uma referência mundial, o modelo humboldtiano de educação superior. Os métodos empregados para a compreensão do processo europeu e da reforma alemã foram análises de conteúdos dos principais documentos relacionados aos encontros de ministros europeus, ao governo federal alemão, aos Estados, aos reitores e às universidades. Pode-se constatar ao longo do estudo que o sistema de educação superior alemão percebeu o seu tradicional modelo como inadequado frente às transformações sociais do final do século XX. Na medida em que avançaram as discussões internas e externas à Alemanha sobre a educação superior foi sendo substituído o modelo tradicional pelo novo modelo de ciclos do Processo de Bolonha, preservando-se a autonomia das instituições universitárias alemãs.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is focused on the reform of higher education located in Germany, after the Bologna process. From the European context of discussions on a project to build the Europe of Knowledge through the so-called Bologna process, this study tried to investigate how occurred a broad reform in universities of a model that was already a world reference, the Humboldtian model of higher education in Germany. The methods employed for understanding the process of European and German reforms were analysis of content of key documents related to meetings of European ministers, the German federal government, the states, the rectors and universities. It can be seen throughout the study that the traditional model of higher education in Germany, with the social transformations of the end of the twentieth century, did not meet the demands of a more global society, having been gradually replaced by new structures for higher education. Despite the changes, they occurred within the maintaining the autonomy of universities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectBologna processen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectGermanyen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectReformen
dc.subjectReforma educacionalpt_BR
dc.subjectSistema de ensinopt_BR
dc.subjectEducação e sociedadept_BR
dc.subjectDeclaração de Bolonhapt_BR
dc.subjectAlemanhapt_BR
dc.titleTransformações da educação superior na Europa : a reforma da educação superior na Alemanha pós-processo de Bolonhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000707031pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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