Repositório Digital

A- A A+

Reflexões sobre o suicídio no exército : o (des) cuidado com o soldado que necessita de apoio emocional

.

Reflexões sobre o suicídio no exército : o (des) cuidado com o soldado que necessita de apoio emocional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexões sobre o suicídio no exército : o (des) cuidado com o soldado que necessita de apoio emocional
Autor Pellegrini, Tais Barcellos de
Orientador Weinmann, Amadeu de Oliveira
Data 2017
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescência.
Assunto Exército brasileiro
Suicídio
Resumo O suicídio é todo ato praticado pela pessoa com a intenção de causar a própria morte e tem sido tratado como um problema de Saúde Pública pela alta prevalência nos dias atuais. Pode ser analisado a partir de três diferentes perspectivas: a constituição biológica do indivíduo, sua constituição psíquica e suas determinações sociais. Programas de prevenção ao suicídio devem ser prioridade nas políticas públicas do nosso país e podem ser adotados por instituições, como, por exemplo, o Exército. O objetivo deste trabalho é tecer considerações sobre o modo como o militar entende e atua com as situações que envolvem militares que tentam ou planejam o suicídio. Nos discursos dos militares, foram observadas contradições, Alguns afirmaram realizar acolhimento em relação aos sentimentos e/ou intenção de suicidar-se e, consequentemente, encaminhavam ao seviço de apoio médico e/ou psicológico. Entretanto, relataram dificuldades de interpretar a vontade real e situação de risco efetivo, visto que, em algumas situações, não percebiam real intenção de suicídio. Assim, entende-se que os encontros podem servir de âncora para novas propostas a serem implementadas junto aos militares, a fim de construir um ambiente mais igualitário, humano e acolhedor. Isto tende a possibilitar a abertura de caminhos em direção à mudança de paradigmas conservadores, bem como valorizar ações que possibilitem transformações nas atitudes e sentimentos voltados ao respeito ao doente mental.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/168942
Arquivos Descrição Formato
001046957.pdf (379.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.