Repositório Digital

A- A A+

Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história

.

Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história
Autor Corrêa, André Luiz da Costa
Orientador Antoni, Edson
Data 2017
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Assunto História : Ensino e aprendizagem
Iniciação científica
Jogos pedagógicos
[en] History teaching
[en] Problem solving
[en] RPG
[en] Scientific initiation
Resumo A presente pesquisa aborda a temática do uso de jogos na educação básica. Especificamente, trata dos RPGs (role-playing games), jogos de interpretação de personagem, como um recurso para estimular a iniciação científica no ensino de história. A partir da prática do RPG, buscou-se evidenciar momentos de pesquisa a partir de situações-problema apresentadas durante as sessões, bem como a partir da imersão dentro do cenário de jogo. Ao permitir uma simulação, que também é uma imaginação, do passado e articulando saberes prévios com a formação de conceitos formais do conhecimento histórico, o RPG se torna um mecanismo útil para as aprendizagens significativas em história – dentre as quais se destacam a concepção de agência histórica e o aprendizado de situações históricas: contextos, estruturas e conjunturas. As práticas foram conduzidas com alunos e alunas do sétimo ano do ensino fundamental da EMEF Paulo VI – Canoas-RS, a partir da formação de um grupo focal cujos encontros se deram dentro do espaço escolar no turno contrário às aulas regulares.
Abstract This research addresses the use of role-playing games as a resource to stimulate a scientific initation on the learning process of the history teaching action. From the practical use of RPGs and the student immersion in the game scenery, one seeks to shine a light upon research moments within the roleplaying sessions. Through simulation and creation upon the thematic past of the sessions and articulations with previous knowledge of the student and the formal learnings of historiographic concepts, RPG becomes an useful mechanism for meaningful History experiences - for example, learning the historic agency concept or the historical situations framework: context, structure and conjuncture. The practical applications of our theory were experimented with students of the seventh grade of brazilian elementary school at EMEF Paulo VI - Canoas-RS, who formed a focal group whose meetings took place within the school space after the regular class' shift.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/168963
Arquivos Descrição Formato
001046959.pdf (3.107Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.