Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntoni, Edsonpt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, André Luiz da Costapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-28T02:27:50Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168963pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a temática do uso de jogos na educação básica. Especificamente, trata dos RPGs (role-playing games), jogos de interpretação de personagem, como um recurso para estimular a iniciação científica no ensino de história. A partir da prática do RPG, buscou-se evidenciar momentos de pesquisa a partir de situações-problema apresentadas durante as sessões, bem como a partir da imersão dentro do cenário de jogo. Ao permitir uma simulação, que também é uma imaginação, do passado e articulando saberes prévios com a formação de conceitos formais do conhecimento histórico, o RPG se torna um mecanismo útil para as aprendizagens significativas em história – dentre as quais se destacam a concepção de agência histórica e o aprendizado de situações históricas: contextos, estruturas e conjunturas. As práticas foram conduzidas com alunos e alunas do sétimo ano do ensino fundamental da EMEF Paulo VI – Canoas-RS, a partir da formação de um grupo focal cujos encontros se deram dentro do espaço escolar no turno contrário às aulas regulares.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the use of role-playing games as a resource to stimulate a scientific initation on the learning process of the history teaching action. From the practical use of RPGs and the student immersion in the game scenery, one seeks to shine a light upon research moments within the roleplaying sessions. Through simulation and creation upon the thematic past of the sessions and articulations with previous knowledge of the student and the formal learnings of historiographic concepts, RPG becomes an useful mechanism for meaningful History experiences - for example, learning the historic agency concept or the historical situations framework: context, structure and conjuncture. The practical applications of our theory were experimented with students of the seventh grade of brazilian elementary school at EMEF Paulo VI - Canoas-RS, who formed a focal group whose meetings took place within the school space after the regular class' shift.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectHistória : Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectRPGen
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectScientific initiationen
dc.titleRolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046959pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples