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dc.contributor.advisorCechin, Sergio Luispt_BR
dc.contributor.authorGatto, Fredericopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-28T02:28:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169025pt_BR
dc.description.abstractA internet é uma rede propícia para a divulgação de anúncios publicitários. Também é alvo de conteúdo malicioso e intrusivo que prejudicam a segurança e privacidade de dados pessoais. A presença desses itens representa uma grande quantidade de dados trafegados e possivelmente interferência no tempo de carregamento das páginas web. Bloqueadores de anúncios são extensões para navegadores com propósito de impedir a exibição desses conteúdos não relevantes ao usuário e bloquear as tentativas de intrusão. Os bloqueadores analisam os itens das páginas utilizando listas de filtros e regras, geralmente personalizáveis. Este trabalho selecionou três bloqueadores para testá-los e compará-los, AdBlock, Adblock Plus e Avast Online Security. Foram elaborados testes para avaliar a influência do uso dos bloqueadores de anúncios ao navegar pela internet, no volume de dados trafegados e no tempo de carregamento das páginas. A análise dos resultados mostrou que o número de itens inseridos numa página tende a aumentar seu tempo de carregamento. Também foi verificada redução em torno de 35% no tráfego de dados ao usar os bloqueadores. No entanto, não foi possível concluir se o número de itens bloqueados numa página interfere e de que forma interfere no tempo de carregamento da página. Na comparação entre os bloqueadores, apurou-se que o AdBlock foi o que mais bloqueou itens na maioria das páginas e também o que mais reduziu o tráfego de dados.pt_BR
dc.description.abstractThe internet is a propitious network for advertising. It also targets of malicious and intrusive content that detracts from the security and privacy of personal data. The presence of these items represents a large amount of data traffic and possibly interference in the web pages load time. Ad blockers are extensions to browsers with purpose to prevent the display of these non-relevant content to the user and block intrusion attempts. Blockers analyze the items of the pages using filter and rules lists, usually customizable. This work selected three blockers to test and compare them, AdBlock, Adblock Plus, and Avast Online Security. Tests were elaborate to assess the influence of the use of ad blockers when surfing the internet, the volume of data traffic and the pages load time. Analysis of the results showed that the number of items inserted in a page tends to increase its loading time. It was also observed a reduction of around 35% in data traffic when using the blockers. However, it was not possible to conclude if the number of blocked items on a page interferes and how it interferes in the page load time. In the comparison between the blockers, it was found that AdBlock was the one that most blocked items on most pages and also the one that most reduced data traffic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectAd blockersen
dc.subjectRedes : Computadorespt_BR
dc.subjectData trafficen
dc.subjectPage load timeen
dc.subjectAdBlocken
dc.subjectAdblock plusen
dc.subjectAvast online securityen
dc.titleBloqueadores de anúncios : interferência no tráfego de dados e no tempo de carregamento de páginas webpt_BR
dc.title.alternativeAd blockers : interference in data traffic and webpage load timeen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048220pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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