Repositório Digital

A- A A+

O que é o sujeito ? o olhar da psicanálise

.

O que é o sujeito ? o olhar da psicanálise

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O que é o sujeito ? o olhar da psicanálise
Autor Geitens, Fátima Elisabeth
Orientador Weinmann, Amadeu de Oliveira
Data 2017
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescência.
Assunto Sujeito do inconsciente
[en] Aedipus
[en] Name-of-the-father
[en] Psychoanalysis
[en] Subject
Resumo A pergunta a respeito do que é o Sujeito permeia a teoria psicanalítica. Em psicanálise, o conceito de Sujeito é elaborado por Lacan a partir dos pressupostos de Freud. Embora Freud faça referência ao indivíduo, à realidade psíquica, ao aparelho psíquico e à vida psíquica, a função sujeito, tal como será teorizada por Lacan, atravessa sua teoria. O presente trabalho tem como objetivo buscar a compreensão, na teoria psicanalítica, do que é, como se constitui, quem é hoje, bem como possibilidades e impossibilidades do que está dado como Sujeito.
Abstract The question on what the subject is permeates psychoanalytic theory. In psychoanalysis, the concept of the Subject is developed by Lacan based on Freud’s presuppositions. Although Freud mentions the individual, psychic reality, apparatus and life, the subject function, as theorized by Lacan, pervades his work. The present study’s objective is to understand, within psychoanalysis, what the subject is, how it is constituted, who it currently is, as well as its possibilities and impossibilities.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/169036
Arquivos Descrição Formato
001046743.pdf (1.033Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.