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dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Luana Garcia dapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-03T02:27:18Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169088pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo realizar uma investigação a respeito de como se dá a construção e compreensão de conceitos de proporcionalidade pelos alunos de duas turmas, uma de primeiro ano e uma de segundo ano do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da UFRGS. Dando atenção ao formalismo inerente ao ensino e a aprendizagem da matemática, se busca compreender quais as representações feitas pelos alunos da EJA ao trabalharem com proporcionalidade utilizando a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como recurso? Com o intuito de organizar o trabalho e de estabelecer a articulação entre pesquisa e ação didática, o planejamento e operacionalização da pesquisa foram baseados na teoria da Engenharia Didática. Em cada turma foram realizadas práticas independentes, ou seja, para cada turma desenvolveu-se uma aplicação da mesma metodologia. A partir da teoria dos Registros de Representação Semiótica, foi realizada a análise dos dados coletados em busca da compreensão de como se dão as representações feitas pelos alunos da EJA ao trabalharem com proporcionalidade utilizando tecnologia. Os resultados apontam que os alunos foram capazes de transitar pelas atividades cognitivas descritas pela teoria dos Registros de Representações Semióticas, a saber, tratamento e conversão.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as its objective to investigate how youths and adults, two classes, coursing the first and second year of the High School at “Colégio de Aplicação”, part of UFRGS, build their comprehension of Proportionality Concepts. Bearing in mind the inherent formality of the instruction and learning process of mathematics, the understanding of how students develop a concept that is in fact common and seen in their daily lives while incorporating Technology of Information and Communication (TIC) in the process was sought. With organizing the work and establishing the relationship between research and lesson plan as the objective, the planning and application of this research was based on the Didactic Engineering. In each class independent practices were applied, which means that for each one an application of the same methodology was developed. From the theory of Semiotic Representation Registers, an analysis of the data collected in search of understanding of how the representation of proportionality through technology is done by the youths and adults. The results show that students were able to go through the cognitive activities described by the theory of Semiotic Representation Registers, its treatment and conversion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectTICen
dc.subjectEJAen
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectProportionalityen
dc.subjectSemiotic Representation Registersen
dc.subjectDidactic Engineeringen
dc.titleRegistros de representação semiótica e o uso de tecnologias no ensino e na aprendizagem de proporcionalidade Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048018pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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