Repositório Digital

A- A A+

Visualização e compreensão da geometria espacial com o GeoGebra 3D

.

Visualização e compreensão da geometria espacial com o GeoGebra 3D

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Visualização e compreensão da geometria espacial com o GeoGebra 3D
Autor Aguir, Malú Borba
Orientador Notare, Márcia Rodrigues
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
[en] Dynamic Geometry
[en] GeoGebra
[en] Spatial Geometry
Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de visualização e para a compreensão de conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio. A pesquisa está apoiada na análise de uma oficina que consiste em atividades de Geometria com o uso do GeoGebra. Esta oficina foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, localizada na cidade de Porto Alegre - RS. A prática foi realizada em seis encontros presenciais com um grupo de nove alunos do terceiro ano do Ensino Médio, entre 16 e 19 anos de idade. Com base nas ideias propostas por Gutierrez e Sinclair foram analisadas as atividades dos alunos e pôde-se concluir que os alunos desenvolveram capacidades de imaginar objetos sob diferentes perspectivas e reconhecimento de posições no espaço, e que o GeoGebra contribuiu para esses aspectos.
Abstract The present work aims to analyze how GeoGebra 3D dynamic software can help in the visualization and understanding of the concepts of Plane and Spatial Geometry: parallelism and perpendicularism between straight lines and planes, identification of solid elements, in High School. The research is based on an analysis of a workshop consisting of Geometry activities with the use of Geogebra. This workshop was elaborated at the State School of Agronomic Education Pedro Pereira, located in the city of Porto Alegre-RS. The practice was carried out in six face-to-face meetings with a group of nine students in the third year of high school, aged between 16 and 19 years. Through ideas of concepts mainly of Gutierrez and Sinclair the students' activities were analyzed and it can be concluded that students have the ability to imagine objects under different perspectives and recognition of positions in space, which GeoGebra contributed to these aspects.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/169093
Arquivos Descrição Formato
001048021.pdf (9.231Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.