Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorAguir, Malú Borbapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-03T02:27:20Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169093pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de visualização e para a compreensão de conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio. A pesquisa está apoiada na análise de uma oficina que consiste em atividades de Geometria com o uso do GeoGebra. Esta oficina foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, localizada na cidade de Porto Alegre - RS. A prática foi realizada em seis encontros presenciais com um grupo de nove alunos do terceiro ano do Ensino Médio, entre 16 e 19 anos de idade. Com base nas ideias propostas por Gutierrez e Sinclair foram analisadas as atividades dos alunos e pôde-se concluir que os alunos desenvolveram capacidades de imaginar objetos sob diferentes perspectivas e reconhecimento de posições no espaço, e que o GeoGebra contribuiu para esses aspectos.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how GeoGebra 3D dynamic software can help in the visualization and understanding of the concepts of Plane and Spatial Geometry: parallelism and perpendicularism between straight lines and planes, identification of solid elements, in High School. The research is based on an analysis of a workshop consisting of Geometry activities with the use of Geogebra. This workshop was elaborated at the State School of Agronomic Education Pedro Pereira, located in the city of Porto Alegre-RS. The practice was carried out in six face-to-face meetings with a group of nine students in the third year of high school, aged between 16 and 19 years. Through ideas of concepts mainly of Gutierrez and Sinclair the students' activities were analyzed and it can be concluded that students have the ability to imagine objects under different perspectives and recognition of positions in space, which GeoGebra contributed to these aspects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectSpatial Geometryen
dc.subjectDynamic Geometryen
dc.titleVisualização e compreensão da geometria espacial com o GeoGebra 3Dpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048021pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples