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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorGrzeça, Karinapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-03T02:27:26Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169100pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata-se de uma investigação-ação que foi desenvolvida com um grupo de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, que nunca havia trabalhado com a metodologia de Resolução de Problemas. A pesquisa foi desenvolvida durante seis encontros, nos quais se pretendia analisar as estratégias evidenciadas por estes estudantes ao resolverem os problemas propostos. Foi apresentado um conjunto de problemas para serem resolvidos em duplas ou grupos, com o intuito de capacitar estes estudantes a resolverem problemas utilizando como orientação os passos propostos por George Polya na Resolução de Problemas. Com o decorrer dos encontros, identificou-se, ao analisarmos as resoluções, alguns tipos de estratégias, entre elas a mais aplicada foi a utilização de um desenho ou diagrama. Além disso pode-se notar o desenvolvimento da autonomia destes alunos e que compreenderam a importância de seguir um plano de resolução. Na pesquisa, a professora-pesquisadora teve o papel de orientadora do processo, fazendo perguntas e propondo situações que favorecessem que os alunos encontrassem seus próprios métodos e estratégias de resolução.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents an action research that was developed with a group of Elementary School students from a public school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, which had never worked with the Problem Solving methodology. The research was developed during six meetings, in which it was intended to analyze the strategies evidenced by these students in solving the problems proposed. It was presented a set of problems to be solved in pairs or groups, in order to enable these students to solve problems using as guidance the steps proposed by George Polya in Problem Solving. Throughout the meetings, we identified, when we analyzed the resolutions, some types of strategies, among them the most applied was the use of a drawing or diagram. In addition, one can note the development of the autonomy of these students and who understood the importance of following a resolution plan. In the research, the teacher-researcher had the role of guiding the process, asking questions and proposing situations that favored the students to find their own methods and resolution strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblem Solvingen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectPolyaen
dc.subjectStrategiesen
dc.titleUma experiência na escola básica com resolução de problemas de matemática na perspectiva de Polyapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048028pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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