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Visualização de dados e sua importância na era do Big Data

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Visualização de dados e sua importância na era do Big Data

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Título Visualização de dados e sua importância na era do Big Data
Autor Costa, Felipe Garcia da
Orientador Selau, Lisiane Priscila Roldão
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Assunto Análise de dados
Big data
[en] Big Data
[en] Data Visualization
[en] Software R
Resumo Nunca antes na história foram gerados volumes tão altos de dados como hoje. Explorar e analisar os vastos volumes de dados tornou-se cada vez mais difícil e complexo. Muitas vezes as mudanças acontecem a uma velocidade que supera a capacidade de aprendizagem e compreensão. Da mesma forma, há uma necessidade crescente de encontrar mecanismos para comunicar a informação às pessoas de forma eficiente e eficaz, e para ajudar a informá-los sobre processos e conceitos que afetam a vida cotidiana. A resposta para essa crescente necessidade se chama visualização de dados, um conceito que entrelaça um conjunto de técnicas para obter a informação a partir dos dados e da percepção do ser humano. O Big Data pode ser descrito como um conjunto de grandes volumes de dados, complexos, que dificilmente podem ser processados e analisados utilizando programas e processos usuais. Diante disto, o objetivo do presente trabalho é estudar o processo de construção de visualização de dados, desde a obtenção até a análise dos dados e seu uso no Software R, além de mostrar uma avaliação qualitativa sobre o tema. O método de visualização foi utilizado para construir estatísticas descritivas sobre um banco de dados de marketing com o objetivo de responder a hipóteses de negócio. Os resultados obtidos foram comparados com os mesmos resultados em formato de tabela a fim de obter uma avaliação qualitativa a partir de um gestor com experiência em visualização de dados e big data.
Abstract The amount of data being generated today is unprecedented. Exploring and analyzing such vast amount of information has become a challenge on itself. Changes frequently happen at a pace that overwhelms our own comprehension and cognitive capacity. In addition, there is a growing necessity to efficiently and effectively communicate information to people, and help them understand the key concepts and trends that affect their daily life. The answer to this need is called data visualization, a concept that embraces several techniques to extract information from data and from our own perceptions. Big Data can be described as massive amounts of data that cannot be analyzed or processed using ordinary processes and software. From this standpoint, the objective of this study is to dissect the process of data visualization, from data collection to data analysis and its application on the R Software, as well as present a qualitative review of the subject. The visualization method was used to present descriptive statistics of a marketing database in order to answer business hypothesis. The results obtained were compared with the same results in table format in order to obtain a qualitative evaluation from a manager with experience in data visualization and big data.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/169109
Arquivos Descrição Formato
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