Repositório Digital

A- A A+

Rodas de conversa sobre potenciação na EJA

.

Rodas de conversa sobre potenciação na EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rodas de conversa sobre potenciação na EJA
Autor Lopes, Andrius Artur Elsner
Orientador Dalcin, Andréia
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto EJA
Ensino e aprendizagem
[en] Conversation Wheel
[en] EJA
[en] Generating Themes
[en] Paulo Freire
[en] Potentiation
Resumo Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre no turno da noite com uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo investigou as potencialidades de um trabalho com rodas de conversa sobre o conceito de potenciação, em uma perspectiva freiriana. Constatou-se que trazer os interesses dos alunos para o desenvolvimento das atividades matemáticas, buscando um ambiente em que o diálogo e o trabalho colaborativo prevaleçam, possibilita um maior envolvimento dos educandos e potencializa a aprendizagem. Também o trabalho com rodas de conversa propiciou uma experiência de docência muito produtiva, que exigiu um pensar sobre a docência mais abrangente, em que o planejamento tornou-se um desafio e uma prática rica, complexa e que contribuiu para a formação do professor e pesquisador, autor deste estudo.
Abstract This study was developed in a Porto Alegre State network school in the night shift with an Education of Young and Adults (EJA) students group. The study investigated the potentialities of a conversational work on the concept of empowerment, from a freiriana perspective. It was found that bringing the students' interests to the development of mathematical activities, seeking an environment in which dialogue and collaborative work prevails, enables a greater involvement of learners and enhances learning. Also the work with conversation wheels provided a very productive teaching experience, which required thinking about more comprehensive teaching, in which planning became a complex challenge and a rich practice, that contributed to the teacher and researcher formation, study author.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/169111
Arquivos Descrição Formato
001047819.pdf (12.30Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.