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dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorVebber, Fernanda Cañetept_BR
dc.date.accessioned2009-08-15T04:17:40Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16925pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investigou a compreensão de professores sobre a ação docente para a construção da moralidade, apoiando-se na perspectiva construtivista de Jean Piaget. Consistiu, principalmente, em refletir sobre a ação docente e a responsabilidade de educar moralmente. Realizaram-se entrevistas individuais semi-estruturadas, orientadas pelo método clínico, com dez professores de diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino da Educação Básica. Os resultados gerais da pesquisa mostram que os professores consideram que suas ações em sala de aula são relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos e compreendem que há relação entre atitudes de convivência social e a construção da moralidade.pt_BR
dc.description.abstractThis work has investigated the understanding of teaching activities for the morality construction by teachers, supported on constructivist perspective of Jean Piaget. It mainly consisted of reflections about teaching activities and the responsibility to educate morally. Individual semi-structured interviews were conducted, guided by the clinical method, with ten teachers of different areas of knowledge and levels of Basic Education teaching. The overall results of research show that teachers consider their activities in class relevant for the moral development of students, and understand that there is a relationship between attitudes of social coexistence and the morality construction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMoralityen
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeaching activitiesen
dc.subjectAttitudes of social coexistenceen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectMoral educationen
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.titleAção docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000708114pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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