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Design de produto como ferramenta de apoio para inserção do universo lúdico ao tratamento oncológico infantil

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Design de produto como ferramenta de apoio para inserção do universo lúdico ao tratamento oncológico infantil

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Título Design de produto como ferramenta de apoio para inserção do universo lúdico ao tratamento oncológico infantil
Autor Alvarez, Camila Presser
Orientador Silva, Regio Pierre da
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Assunto Design de produto
Design emocional
[en] Childhood cancer
[en] Emotional design
[en] Playful
[en] Product design
Resumo O presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Design de Produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul consistiu em desenvolver um produto lúdico que auxilie o tratamento oncológico infantil, provendo bem-estar e contribuindo para a melhoria da saúde do paciente em tratamento. A primeira etapa do trabalho (TCC1) consistiu no planejamento do projeto; na fundamentação teórica sobre a doença, a criança e conceitos de design de produto; e no projeto informacional através de visitas e entrevistas, especificação do projeto, análises de similares e conceituação do produto. Assim, diante dos dados levantados, constatou-se a necessidade de um produto lúdico, que entre diretamente em contato com a criança, incentive o ato de brincar e se expressar pode favorecer a eficiência no tratamento e melhora dos pacientes, tornando a passagem pelo hospital menos traumática. Com isso foi desenvolvido na segunda etapa do trabalho (TCC2) o projeto conceitual, criação do conceito, geração de alternativas, validação e detalhamento da solução escolhida, que foi o desenvolvimento de um jogo como ferramenta de apoio para a inserção do universo lúdico no ambiente hospitalar. Foram realizados protótipos do jogo, testes e, por fim, refinamento e ajustes finais para sua produção.
Abstract This paper presents the development of a ludic product to help children during oncological treatment. This product means to improve their wellbeing and health during treatment. The paper’s first phase consists of the Project planning, theorical studies about the desease, the children and design concepts; this stage also includes the informational project through visits and interviews, project specifications, benchmarking and project concepts. Thus, in view of the data collected during this first phase, was concluded that a ludic product that could come in direct contact with the children, encourages them to play and express themselves could increase the treatment afficiency and make the passage through the hospital less traumatic. During the second stage of the project, was developed the conceptual project; creating the product concept, generating several solutions, validating and detailing them. The final solution was a game designed to help introduce the children to a ludic universe inside the hospital enviroment. Several prototypes of the game were created, the gameplay was tested, and lastly the game was refine and adjusted as needed for production.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/169338
Arquivos Descrição Formato
001049443.pdf (59.41Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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