Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBenetti, Márciapt_BR
dc.contributor.authorGadret, Débora Thayane de Oliveira Lapapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-18T05:36:27Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1807-8583pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169505pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa os elementos instituintes das imagens de si de repórteres de televisão da Rede Globo, maior emissora do Brasil. A partir do conceito de ethos discursivo, discutimos como o discurso autorreferente afirma a identidade do jornalista e certos efeitos de verdade a respeito da reportagem. Por meio da análise do discurso de cinco entrevistas de repórteres da Rede Globo concedidas à também jornalista Fátima Bernardes, propomos que o ethos do repórter constrói-se em três dimensões: os atributos do “bom jornalista”, as características do “bom repórter” e as particularidades de pertencimento ao campo jornalístico. Como articuladores do ethos, os valores morais e os aspectos relacionados às rotinas profissionais convocam a audiência a se conectar com certas definições sobre o jornalismo.pt_BR
dc.description.abstractThe article analyses the elements that establish the self-image of Rede Globo’s TV reporters, the largest Brazilian television network. Based on the concept of discursive ethos, we discuss how the self-referential discourse asserts the journalists identity and certain effects of truth about the news reporting. Through discourse analysis of five interviews with Rede Globo’s reporters conducted by the journalist Fátima Bernardes, we propose that the ethos of reporters constructs itself in three dimensions: the attributes of the “good journalist”, the characteristics of the “good reporter” and the specificities of belonging to the journalistic field. As articulators of the ethos, moral values and aspects related to the professional routine summon the audience to connect with certain definitions about journalism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIntexto. N. 39 (maio/ago. 2017), p. 60-79pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectTelevision newsen
dc.subjectRepórterpt_BR
dc.subjectEthosen
dc.subjectReporteren
dc.subjectDiscourseen
dc.titleO ethos do repórter de TV da Rede Globopt_BR
dc.title.alternativeThe ethos of Rede Globo’s TV reporters en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001048750pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples