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dc.contributor.advisorCybis, Helena Beatriz Bettellapt_BR
dc.contributor.authorPietrobelli, Fabriciopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-28T02:25:02Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169765pt_BR
dc.description.abstractA intensificação do processo de urbanização das cidades acompanhado do crescimento populacional faz com que o serviço de transporte seja cada vez mais necessário. A predominância do transporte individual sobre o transporte coletivo no contexto brasileiro – aliado à dependência de combustíveis fósseis como forma de propulsão da maioria dos veículos motorizados, até hoje, gera externalidades ao meio ambiente, sendo responsável por elevados níveis de poluição atmosférica local e fonte de emissões de gases de efeito estufa. Neste sentido, a adoção de tecnologias que reduzam a geração de emissões são de suma importância para que cidades possam atingir níveis de emissões apropriados, concentrações de poluentes atmosféricos aceitáveis e atingir metas nacionais firmadas internacionalmente. O presente trabalho apresenta a tecnologia aeromóvel e avalia o impacto que a implantação da mesma seria capaz de promover na cidade de Canoas, ao ser implantada e integrada no sistema de transportes municipal e, ainda, substituir parte da frota de ônibus mais antiga em operação. Para tal, são estimadas as emissões de poluentes geradas pela frota municipal, utilizando metodologia publicada pelo Ministério do Meio Ambiente no Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários 2013: Ano-base 2012. As emissões produzidas pela composição da frota no cenário base (ano-base 2015) foram comparadas com as do cenário futuro, considerando redução de 35% da frota mais antiga de ônibus do transporte público em operação – conforme dados obtidos junto à Prefeitura. Como resultados, estima-se que a redução da frota dos coletivos em paralelo à implantação do sistema aeromóvel em Canoas seria capaz de promover reduções de 30% nas emissões anuais de gases de efeito estufa, enquanto que haveriam decréscimos de 38% nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), 39% em monóxido de carbono (CO), 46% em hidrocarbonetos não-metano (NMHC) e 49% em material particulado (MP).pt_BR
dc.description.abstractThe intensification of the urbanization process of the cities, followed by the population growth, makes the transport service increasingly necessary. The predominance of individual transport over collective transport in the Brazilian context - coupled with the dependence of fossil fuels as a way of propulsion of most motor vehicles, until nowadays, generates externalities to the environment, being responsible for high levels of local air pollution and source of greenhouse gases. In this sense, the adoption of technologies that reduce emissions are of great importance for cities to achieve appropriate emission levels, acceptable air pollutant concentrations and achieve national targets firmed in international agreements. This work presents the Aeromovel technology and evaluates the impact that its implantation would be likely to promote in the city of Canoas, once integrated in the municipal transport system – and also considering the reduction of part of the oldest bus fleet in operation. To do so, emissions of pollutants generated by the municipal fleet are estimated using methodology published by the Ministry of the Environment in the National Inventory of Atmospheric Emissions by Road Vehicles 2013: Base year 2012. The emissions produced by the composition of the fleet in the base scenario (base year 2015) were compared with those of the future scenario, where there would be a reduction of 35% of the oldest public transport bus fleet in operation – according to estimate provided by the city hall. As a result, it is estimated that the reduction of bus fleet in parallel with the implementation of the aerial system in Canoas would be able to promote reductions of 30% in annual greenhouse gas emissions, whereas there would be decreases of 38% in oxides of nitrogen (NOx) emissions, 39% in monoxide Of carbon (CO), 46% in non-methane hydrocarbons (NMHC) and 49% in particulate matter (PM).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectUrban busesen
dc.subjectGreenhouse gasesen
dc.subjectLocal pollutantsen
dc.subjectEstimation of emissionsen
dc.subjectEmissions of pollutantsen
dc.subjectAeromovel systemen
dc.titleAvaliação do impacto nas emissões de poluentes gerados pelo transporte público municipal de ônibus mediante implementação de sistema aeromóvel : estudo de caso de Canoas, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coArioli, Magdala Sattpt_BR
dc.identifier.nrb001051280pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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