Digital Repository

A- A A+

Educação inclusiva : estão os educadores preparados

DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva : estão os educadores preparados

Show full item record

Statistics

Title Educação inclusiva : estão os educadores preparados
Author Sombrio, Juliana Lager
Advisor Rodrigues, Maria Bernadette Castro
Date 2008
Level Graduation
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Subject Educação infantil
Formação
Inclusão escolar
Professor
Abstract in Portuguese O presente trabalho tem como principal objetivo analisar se professoras de educação infantil do ensino regular da rede municipal de Porto Alegre, estão preparadas para receber os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas salas de aula. Além disso, procurou investigar se a formação no curso de Pedagogia é suficiente para que as professoras atuem em salas de aula com alunos incluídos, se existe a necessidade de uma formação continuada para a inclusão e se há apoio pedagógico nas escolas para o professorado que atua em classes inclusivas. Foi adotado o Estudo de Caso como método de investigação e a problemática foi identificada a partir da realização de Estágio de Docência 4 - 7 anos da autora em uma sala de aula, de uma escola de educação infantil da rede municipal de Porto Alegre, em que estavam dois alunos com NEE. A busca de dados para responder às questões de investigação ocorreu em forma de entrevistas com três professoras que atuam na escola. A investigação teve como suporte teórico os estudos de Hugo Otto Beyer, que aborda a educação inclusiva, de António Nóvoa e de Philippe Perrenoud que tratam da temática de Formação de Professores. Foi colaborativa a dissertação de mestrado de Ana Maira Zórtea, que realizou uma análise do processo de inclusão nas escolas de educação infantil da rede municipal de Porto Alegre. Também foram consultadas as leis que tratam da temática inclusão. As primeiras análises apontam que as professoras não se sentem preparadas para a inclusão e consideram importante a formação continuada. Ainda, foi possível constatar que são poucas as orientações feitas no âmbito da escola para as professoras melhor atuarem com alunos com NEE.
Type Work completion of graduation
URI http://hdl.handle.net/10183/16984
Files Description Format View
000686530.pdf (102.4Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.