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dc.contributor.advisorMorozowski Filho, Marcianopt_BR
dc.contributor.authorBordin, Gladispt_BR
dc.date.accessioned2017-11-08T02:27:57Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170070pt_BR
dc.description.abstractA metodologia para planejamento da demanda de energia elétrica em ambiente competitivo representa uma proposta de tratamento sistemático e integrado dos problemas de análise e projeção, utilizado nas áreas de estratégia mercadológica e planejamento empresarial. A tese consiste na suposição de que os fatores estratégicos e comportamentais dos agentes de mercado devem ser incluídos na modelagem das estimativas de demanda de empresas distribuidoras/comercializadoras, pois estes fatores constituem-se em uma nova fonte de incerteza nos estudos desta área.O trabalho é dividido em duas partes principais. Na primeira, é caracterizado e estruturado o problema da demanda nos níveis setorial e empresarial, que usualmente orientam as decisões de investimento. Na segunda, são definidos a metodologia e o modelo conceitual, com base na técnica de análise e modelagem de dinâmica de sistemas. Em ambas as situações, foram consultados trabalhos que incorporaram extensivamente os conceitos de interesse desta tese, com o propósito de apoiar a sua fundamentação teórica. Uma análise adicional mais detalhada se ateve às técnicas que propiciaram a base conceitual da metodologia, a exemplo da modelagem estática tradicional por área de concessão e da nova modelagem dinâmica via participação de mercado. Com objetivo de testar a adequação da proposta foi desenvolvido um modelo computacional, com base nas convenções de dinâmica de sistemas, que contempla duas empresas. A seguir, foi efetuada uma aplicação prática sobre a divisão de mercado entre estas empresas, na tentativa de validar empiricamente a metodologia proposta, comprovando a necessidade de englobar os aspectos estratégicos e comportamentais na avaliação da demanda para o novo contexto.pt_BR
dc.description.abstractA methodology for planning the demand for electric energy in a competitive environment represents a proposal for the systematic and integrated treatment of the problems of analysis and projection as, utilized in the areas of marketing strategy and corporate planning. The thesis consists on the supposition that strategic and behavioural factors of the market agents might be considered in problems of demand estimation modelling by distribut ionlretail utilities, since these factors constitute a new source of uncertainty in the studies o f this area. The work is divided into two main parts. First, it characterizes and structure3 the problem of demand at industrial and corporate levei, which is usually the guideline for investment decisions. Second, it defines the methodology and the conceptual model, based on analysis and modeling by system dynamics technique. In both situations, a survey over past works were made which extensively incorporate as the concepts that are in the scope this thesis. Suck survey was aimed at providing support for theoretical foundation of the proposed methodology. An additional detailed analysis had covered techniques that established the conceptual basis of the methodology as, for instance, the trad itional static modelling for area of concession and the new dynamic modelling by market participation. Aiming at oftesting the adequacy ofthe proposal, a computer model was developed, based on the principies of system dynamics, in business environment two utilities. Subsequently, an example is presented wich demonstrates competitive stare the of a market between these two utilit ies, attempring to empirically validate the proposed methodology, demonstrating the necessity of embracing the strategic and behavioural aspects in the evaluation of the demand for the new context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnergia elétrica : Demandapt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.titleUm modelo para estudos da demanda de energia elétrica em ambiente competitivopt_BR
dc.title.alternativeA model for studies on the electric energy Demand in a colvipetitive environment en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000294915pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.pt_BR
dc.degree.localFlorianópolis, BR-SCpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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