Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorDahlke, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T02:31:30Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170225pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo analisar, discursivamente, a fala dos alunos dos cursos de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentados nos relatórios de avaliação dos currículos dos cursos da UFRGS elaborados pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU), buscando compreender os processos discursivos que fazem significar saúde na formação em Educação Física, sabendo que esta última é marcada em sua história pela compreensão da saúde por um viés que privilegia a esfera biomédica em detrimento da perspectiva sociocultural como determinante nos processos de saúde-doença. A UFRGS, de forma inovadora e tendo como base a inserção formal da Educação Física como uma das profissões da área da saúde, passa a incluir nos currículos dos cursos de Educação Física, a partir de 2012, disciplinas que têm como foco o entendimento de saúde considerando as esferas sociais, culturais e históricas (conceito ampliado de saúde), buscando formar profissionais alinhados aos princípios do Sistema Único de Saúde. Utilizando do dispositivo teórico-metodológico da Análise do Discurso, fundada por Michel Pêcheux, as análises propuseram tecer as diferenças, as convergências, as contradições e os silenciamentos nas falas dos estudantes a respeito da formação inicial. Compreendo que os sentidos de saúde têm sido reproduzidos na área ao longo do tempo. A dicotomia entre teoria e prática desponta por uma demanda dos alunos para o conteúdo prático, com maior ênfase nos esportes, e uma aversão aos componentes teóricos, considerados excessivos para a formação em Educação Física. Entretanto, ao falarem sobre a formação considerada ideal para um profissional na área da Educação Física, os conhecimentos teóricos biomédicos são considerados insuficientes. Portanto, essa oposição à teoria não é à toda e qualquer teoria e sim ao conjunto de disciplinas teóricas vinculadas às Ciências Humanas e Sociais. Os discursos marcam posições que entendem as disciplinas biomédicas como essenciais, bem como a exaltação dos conhecimentos técnicos e científicos e as disciplinas socioculturais como desnecessárias. A prática reivindicada pelos estudantes aproxima-se mais da formação oferecida por outras áreas da saúde na UFRGS, tal como a Fisioterapia, do que da própria Educação Física, haja vista a ausência de um perfil profissional do bacharel consolidado para a atuação no campo da saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze, discursively, the speech of students of Physical Education of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) presented in the evaluation reports of the curriculum of the UFRGS’s courses, elaborated by the Evaluation Center of the Unit (NAU, acronym in Portuguese), and seeks to understand the discursive processes that mean health in the formation of Physical Education, knowing that the latter is marked in its history by the understanding of health from a bias that favors the biological sphere over the sociocultural perspective as a determinant in the health-disease process. The UFRGS, in an innovative approach based on the formal insertion of Physical Education as a profession of the health sector, includes in the curricula of the Physical Education courses, since 2012, classes that focus on the understanding of health considering the social, cultural and historical spheres (expanded concept of health), aiming to train professionals aligned to the principles of the National Health Service. Using the theoretical and methodological device of the Discourse Analysis, founded by Michel Pêcheux, we analyzed the differences, convergences, contradictions and silencing in the speech of the students regarding the initial training. Understanding that the meanings of health have been reproduced in the sector over time, the dichotomy between theory and practice indicates a demand of the students for practical content, with a greater highlight on sports and an aversion to the theoretical components, which are considered excessive for the formation in Physical Education. Nevertheless, when speaking on the formation that is considered ideal for a professional in the field of Physical Education, the biomedical theoretical knowledge is considered insufficient. Therefore, this opposition to the theory is not to the whole theory but rather to the set of theoretical classes that are linked to the human and social sciences. The discourses point to positions that understand the biomedicine classes as essential and exalt the technical and scientific knowledge while regarding the sociocultural classes as unnecessary. The practice claimed by the students is closer to the formation offered by other health sectors in the UFRGS, such as physiotherapy, than to Physical Education itself, due to the lack of a professional profile for a consolidated bachelor to act in this field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectHealthen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.titleA saúde nos currículos de formação superior em educação física : uma análise do discurso de estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado da UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001052794pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples