Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
dc.contributor.advisor | Costa, Luciano Bedin da | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Manuella Mattos dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-14T02:32:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/170293 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo analisa o movimento de ocupação escolar a partir dos espaços virtuais. No período de maio a junho de 2016 foram ocupadas 41 escolas estaduais em Porto Alegre. O movimento é uma maneira de resistir ao sucateamento e desvalorização da educação pública por parte do Estado. Os estudantes se organizam em coletivos nas ocupações e buscam apoio na sociedade, sendo que 40 das escolas utilizaram o Facebook como ferramenta de comunicação, nas quais divulgam e informam suas atividades. Para dimensionar o uso das redes neste movimento são coletados os dados das páginas virtuais destas ocupações. As publicações apresentam uma variedade de informações, com suas respectivas quantias de “curtidas” e compartilhamentos de acordo com o número de publicações. Os espaços virtuais possuem um caráter multiplicador, capaz de propagar as informações aos frequentadores destas redes, de maneira rápida e direta. Essas formas de comunicação possibilitam relações que valorizam as diferentes manifestações de saberes. A inteligência coletiva existente nestes espaços reinventam as relações e as formas de aprendizagem. Nestas páginas os estudantes atuam de acordo com suas próprias demandas, construindo relações horizontais com a comunidade virtual, que por meio de compartilhamentos e interações, colaboram com a manutenção das ocupações. As trocas de conhecimento são mantidas pelas relações de apoio bilateral, mútuo. Uma vez estabelecidas, estas relações alteram os territórios conhecidos, ultrapassando barreiras e limites geográficos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Ocupação escolar | pt_BR |
dc.title | Os espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre : o apoio mútuo como base da inteligência coletiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001027560 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1236)