Repositório Digital

A- A A+

Criação de valor no futuro e suas relações com a estratégia e tecnologia atuais na cadeia de exportação de rosas do Equador para o mercado dos Estados Unidos

.

Criação de valor no futuro e suas relações com a estratégia e tecnologia atuais na cadeia de exportação de rosas do Equador para o mercado dos Estados Unidos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Criação de valor no futuro e suas relações com a estratégia e tecnologia atuais na cadeia de exportação de rosas do Equador para o mercado dos Estados Unidos
Autor Calderón Rodríguez, Iván Alfredo
Orientador Pedrozo, Eugenio Avila
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Agronegócios
Cadeia produtiva
Exportação
Resumo A exportação de rosas é uma das principais atividades econômicas da Serra Equatoriana, sendo os Estados Unidos o principal comprador do produto. Na atualidade, a mencionada cadeia de produção enfrenta desafios em várias dimensões, as quais têm implicações no nível interorganizacional. O objetivo da presente pesquisa foi propor e aplicar um framework para analisar a cadeia de produção de rosas de exportação do Equador para o mercado dos Estados Unidos, considerando as relações temporais entre estratégia e tecnologia para a criação de valor no futuro. Para este propósito elaborou-se um framework baseado em quatro pilares: a criação de valor para o cliente, a estratégia multidimensional, a relação entre estratégia e tecnologia e a racionalidade procedural. A aplicação do framework foi realizada através de um estudo de caso, o qual foi construído a partir das entrevistas realizadas com pessoas envolvidas na atividade produtiva analisada. Como resultado da pesquisa encontrou-se que existiriam duas alternativas de criação de valor no futuro para a cadeia de produção de rosas. A primeira alternativa apresenta pequenas variações nos elementos de valor fornecidos aos clientes atualmente; nesse caso o posicionamento estratégico da cadeia não seria diferente no futuro, no entanto, o desenvolvimento tecnológico deveria ter maior relevância de forma que permita obter ganhos de competitividade. A segunda alternativa considera princípios do Desenvolvimento Sustentável como vetores da estratégia, nesse caso, existiria uma variação significativa no posicionamento estratégico da cadeia, que estaria em condições de entrar em novos mercados e segmentos que valorizam propostas alternativas. O desenvolvimento de tecnologias de produção que estejam em concordância com os princípios do Desenvolvimento Sustentável seria fundamental para viabilizar a estratégia.
Abstract Rose exportation is one of the principal economic activities developed in the Ecuadorian highlands, being the United States of America the principal production buyer. Actually, the production chain faces challenges in many dimensions, which have implications in the inter-organizational level. The research objective was to propose and to apply a framework to analyze the Ecuadorian exportation rose production chain for the USA market considering the temporary relationships between strategy and technology for future value creation. For this purpose, a framework based on four theoretical approaches was developed. The theoretical approaches are: customer value creation, multidimensional strategy, strategy and technology relationships, and procedural rationality. A case study was realized for the application of the framework. Using interviews technique, information was collected from persons involved in the analyzed economic activity. As a research result, it was found that at least two value creation alternatives will exist in the future. The first one presents no significant variations from the value elements actually delivered to costumers; in that case the chain strategic position will not be different in the future. Nevertheless, technology development must have more importance, so it may be able to allow competitive gains. The second alternative considers Sustainable Development as a strategy driver; in that case, a significant production chain strategic positioning variation will exist, so it will be able to enter in new markets and segments that consider alternative propositions. Technology development according to Sustainable Development principles will be decisive for strategy viability.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17031
Arquivos Descrição Formato
000709040.pdf (345.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.