Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.contributor.authorBremm, Alessandra Baldissarellipt_BR
dc.date.accessioned2017-11-17T02:31:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170335pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa parte de inquietações docentes cotidianas de uma professora de Arte de escola básica da rede pública, que, ao relacionar seus processos artísticos com questões da docência e com os estudos dos conceitos de ―vida como obra de arte‖ (NIETZSCHE, 2012) e ―estética da existência‖ (FOUCAULT, 2004a), percebe a arte como um modo de pesquisar em educação. Com a realização de uma residência artística em uma escola básica da rede pública de Porto Alegre – RS, buscou-se produzir outros tempos e espaços para problematizar as emergências dos encontros entre arte e escola, a partir da seguinte problematica: De que modos uma residência artística pode vir a problematizar os tempos e os espaços da escola, a partir dos encontros entre arte e educação?. As experiências da residência artística na escola permitiram tensionar, de modo artístico, questões relacionadas ao cotidiano escolar, à docência e seus desafios no mundo contemporâneo. A arte permeou a pesquisa, em sentido expandido, a partir dos referenciais teóricos, como postura diante da vida, bem como, através de produções artísticas desenvolvidas na residência e de trabalhos de artistas que contribuem para pensar as questões emergentes neste trabalho. Os encontros entre arte e escola fizeram emergir questões relacionadas às minúcias da escola, entendidas, aqui, como potências para pensá-la nas seguintes linhas de força: a escola como espaço de alteridade, no(s) outro(s) como estrangeiro(s) e os tempos e os espaços escolares em relação aos tempos da arte. Os modos de fazer pesquisa na escola são relacionados com noções de residência artística, bem como, das pesquisas educacionais baseadas em arte (PEBA), no intuito de salientar a especificidade de uma pesquisa de cunho artístico realizada no campo educativo. Também buscou-se operar na potência dos entremeios, produzindo fissuras entre as fronteiras que delimitam o que é considerado arte e o que é considerado educação. A escola foi pensada como potência de criação em sua multiplicidade de práticas, sem o intuito de realizar diagnósticos ou prescrições. O caráter de troca permeou todas as ações da residência, em que o próprio lugar da pesquisadora&professora&artista esteve em constante movimento na escola, possibilitando afirmar a potência dos espaços ―entre‖ para além de delimitações. No entrecruzamento entre as experiências vividas na residência artística e a escola, afirma-se a potência da arte como um outro tempo e espaço para pensar as relações entre escola, arte e educação no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThe research is based on daily teaching concerns of an art teacher from a public elementary school who, by relating her artistic processes to teaching issues and to the studies of the concepts of "life as a work of art" (NIETZSCHE, 2012) and "aesthetics of existence" (FOUCAULT, 2004a), perceives art as a way of researching in education. With the development of an artistic residence in a elemetary public school of Porto Alegre - RS, the aim was to try to produce other times and spaces to problematize the emergencies of the encounters between art and school, from the following problematic: In what ways a residence can problematize the times and spaces of the school, from the encounters between art and education?. The experiences of the artistic residence in the school allowed problematize, in an artistic way, questions related to the school routine, teaching and its challenges in the contemporary world. The art permeated the research, in an expanded sense, from the theoretical references, as an attitude to life, as well, through artistic productions developed in the residence and works of artists that contribute to think the emerging issues in this work. The encounters between art and school have raised questions related to the minutiae of the school, understood here as powers to think of it in the following lines of force: the school as a space of alterity, in the other(s) as foreign(s) and the times and the school spaces in relation to the times of art. The ways of doing research in the school are related to notions of artistic residency, as well as of art-based educational research, in order to emphasize the specificity of an artistic research carried out in the educational field. At the same time, we tried to operate on the power of the interstices, producing fissures between the boundaries that delimit what is considered art and what is considered education. The school was conceived as a creative power in its multiplicity of practices, without the intention of performing diagnoses or prescriptions. The character of exchange permeated all the actions of the residence, in which the researcher & teacher & artist's place was in constant movement in the school, making it possible to affirm the potency of spaces "between" beyond delimitations. In the intersection between the experiences lived in the artistic residence and the school, the power of art is affirmed as another time and space to think the relations between school, art and education in the contemporary world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArten
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectArtistic residenceen
dc.subjectTimeen
dc.subjectSpaceen
dc.titleHabitar a escola : minúcias de encontros entre arte e educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001052206pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples