Repositório Digital

A- A A+

Religião e jornalismo: uma análise das matérias de capa do jornal Folha Universal

.

Religião e jornalismo: uma análise das matérias de capa do jornal Folha Universal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Religião e jornalismo: uma análise das matérias de capa do jornal Folha Universal
Autor Cassiano, Bruno Caetano
Orientador Benetti, Márcia
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Análise de conteúdo
Jornalismo
Resumo O presente trabalho tem como objetivo identificar elementos da ação ideológica da Igreja Universal do Reino de Deus sobre as matérias de capa do jornal Folha Universal. Utilizando como suporte metodológico a análise de conteúdo, procuramos observar como se estruturam as notícias escolhidas para compor a primeira página desta publicação, estabelecendo categorias temáticas para compreender a lógica de seu funcionamento. O corpus investigado em nossa pesquisa consiste de 68 textos correspondentes às 34 chamadas de capa publicadas nas cinco edições veiculadas durante o mês de agosto de 2007 no semanário da Igreja Universal. A abordagem construcionista do jornalismo é nosso referencial teórico para a investigação do processo de interação entre religião e jornalismo nas páginas da Folha Universal. Entendendo a questão da objetividade jornalística como um mito, procuramos identificar que motivos levam a Igreja Universal a publicar e distribuir de forma gratuita um jornal institucional que, em vez de destacar majoritariamente notícias referentes à igreja, prioriza nas chamadas de capa matérias com temáticas que não possuem vínculo direto com a instituição que o produz. Em uma sociedade onde a informação constitui-se em valioso e disputado capital, a Folha Universal busca apoio no ideal da objetividade para tornar-se importante ator na construção da realidade social. A obsessão pelo caráter tangível dos fatos em suas matérias e o pouco apreço por um enfoque opinativo até quando há referência a instituições adversárias à Universal são alguns dos elementos que conferem legitimidade ao discurso do jornal, mesmo que o leitor reconheça o fato de estar diante de um veículo institucional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/17045
Arquivos Descrição Formato
000656282.pdf (3.261Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.