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dc.contributor.advisorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorBitencourt, Fernando Valentimpt_BR
dc.date.accessioned2017-11-29T02:30:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170637pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A perda precoce de dentes decíduos reflete-se em mudanças físicas, biológicas e até emocionais, podendo afetar a qualidade de vida de crianças e suas famílias. Objetivo: Compreender o significado da experiência da perda precoce de dentes decíduos na vida de crianças, a partir da percepção dos cuidadores. Metodologia: A pesquisa buscou fundamentos nos preceitos metodológicos da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os participantes foram cuidadores de crianças que foram atendidas nas Clínicas Infanto-Juvenil e de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (mãe, pai ou cuidador responsável que estava acompanhando a criança no momento da consulta odontológica). As crianças deveriam ter até 12 anos e apresentarem perda precoce de pelo menos um dente decíduo. A perda dentária foi identificada por meio da análise dos prontuários odontológicos (registro da ausência e exame radiográfico). A partir dessa identificação, entrevistas individuais foram realizadas com o cuidador principal das crianças, seguindo um roteiro semiestruturado, previamente testado, gravadas em equipamento de áudio e posteriormente transcritas. A amostra foi intencional por saturação. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin, sendo apoiado pelo software ATLAS.ti (Visual Qualitative Data Analysis). O estudo foi aprovado pelo CEP. A perspectiva teórica seguiu o enfoque da fenomenologia, centrada na experiência vivenciada da perda dentária decídua precoce enquanto expressão histórico-cultural de um grupo social. Resultados: Participaram das entrevistas 55 cuidadores de crianças que acessaram o serviço odontológico na universidade em estudo e que estavam em tratamento. Os cuidadores eram, em sua maioria, mulheres (81,8%), adultas (65,5%), mães (69,1%), cujas crianças tiveram experiências de perda dentária precoce de pelo menos um elemento dentário (56,4%), com idade entre 5 a 10 anos (87,2%), do sexo masculino (65,5%). A perda esteve relacionada principalmente com cárie dentária (80%). Os resultados mostraram a perda dentária ligada a limitações na mastigação, fala, aparência e convívio social com outras crianças. Tais problemas não apareceram de modo isolado, mas sim associados, afetando a vida das crianças e de suas famílias. Em outras experiências, quando a perda dentária era de dentes cariados que provocavam dor e sofrimento, os cuidadores lidam com essa perda como um fato ‘corriqueiro’ e esperado da vida de crianças. Os cuidadores destacam o desafio da continuidade do cuidado em saúde bucal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a busca pelo atendimento na universidade e em serviços privados. Considerações finais: A compreensão das experiências de perdas precoces de dentes decíduos pode orientar os profissionais da saúde bucal no manejo de crianças e suas famílias, permitindo, a partir da perspectiva de cuidadores, a análise do significado da boca e da perda de dentes na qualidade de vida das crianças.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The early loss of deciduous teeth is reflected in physical, biological and even emotional changes, which may affect the quality of life of children and their families. Objective: To understand the meaning of the experience of the early loss of deciduous teeth in children's lives, based on the perception of caregivers. Methodology: The research sought foundations in the methodological precepts of qualitative research, characterizing itself as a case study. Participants were caregivers of children who were attended at the Child and Adolescent Clinics and Orthodontics of the Dental School of the Federal University of Rio Grande do Sul (mother, father or responsible caregiver who was accompanying the child at the time of the dental visit). Children should be up to 12 years of age and have at least one deciduous tooth. Dental loss was identified through the analysis of dental records (absence record and radiographic examination). From this identification, individual interviews were conducted with the children's primary caregiver, following a semi-structured script, previously tested, recorded on audio equipment and later transcribed. The sample was intentional by saturation. The data were interpreted through the content analysis proposed by Bardin and supported by ATLAS.ti software (Visual Qualitative Data Analysis). The study was approved by the Local Ethics Committee in Research. The theoretical perspective followed the focus of phenomenology, centered on the lived experience of early deciduous dental loss as a historical-cultural expression of a social group. Results: 55 caregivers of children who attended the dental service at the university under study participated in the study and were undergoing treatment. Of these caregivers, the majority were women (81.8%), mothers (69.1%), adults (65.5%) whose children had experiences of early dental loss of at least one dental element (56.4% ), aged 5 to 10 years (87.2%), male (65.5%). The loss was mainly related to dental caries (80%). The narratives showed dental loss linked to limitations in chewing, speech, appearance and social interaction with other children. These problems did not appear in isolation, but rather associated, affecting the lives of children and their families. In other experiments, when tooth loss was of decayed teeth that caused pain and suffering, caregivers deal with this loss as a 'commonplace' and expected fact of children's lives. Caregivers highlight the challenge of continuity of care in oral health by the Unified Health System (SUS) and the search for care in the university and in private services. Final considerations: The understanding of the early loss experiences of deciduous teeth can guide oral health professionals in the management of children and their families, allowing, from the perspective of caregivers, the analysis of the meaning of mouth and tooth loss in quality of children's lives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild Healthen
dc.subjectPerda dentáriapt_BR
dc.subjectQuality of Lifeen
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectDente decíduopt_BR
dc.subjectQualitative Researchen
dc.subjectLoss teethen
dc.subjectOral healthen
dc.titleNarrativas sobre um corpo marcado : a produção de significados da perda dentária precoce em crianças e suas famíliaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRodrigues, Jonas de Almeidapt_BR
dc.identifier.nrb001052272pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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