Repositório Digital

A- A A+

Composição e estrutura da assembleia de peixes em três arroios da sub-bacia do Rio Forqueta, sul do Brasil

.

Composição e estrutura da assembleia de peixes em três arroios da sub-bacia do Rio Forqueta, sul do Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Composição e estrutura da assembleia de peixes em três arroios da sub-bacia do Rio Forqueta, sul do Brasil
Autor Hirschmann, Alice
Orientador Fialho, Clarice Bernhardt
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal.
Assunto Degradação ambiental
Forqueta, Rio (RS)
Ictiofauna
Resumo Neste estudo buscou-se determinar a composição e estrutura da ictiofauna em três arroios subtropicais, verificar a qualidade ambiental e quais características do habitat foram mais relevantes na estruturação das assembleias. Foram definidos dois trechos de amostragem nos arroios Tamanduá, Travesseiro e Forquetinha, onde foram empregados puçá, picaré e redes de espera na captura da ictiofauna. As coletas foram realizadas duas vezes a cada estação do ano durante o período de abril de 2007 a fevereiro de 2008. Foram registradas 55 espécies de peixes, sendo 44 espécies no arroio Tamanduá, 45 no Travesseiro e 50 no Forquetinha. A análise da diversidade de habitats mostrou que os trechos do arroio Forquetinha e um dos trechos do arroio Travesseiro foram considerados os com menor diversidade de habitats, enquanto que os dois trechos do arroio Tamanduá e o outro trecho do arroio Travesseiro foram considerados os com maior diversidade de habitats. As curvas de abundância e biomassa (ABC) corroboraram a maioria desses resultados. Conforme a análise de similaridade não-paramétrica não há variação sazonal na estrutura das assembleias e a mesma difere entre os trechos e entre os locais de melhor e pior qualidade ambiental. A análise de correspondência canônica reforçou a classificação referente à qualidade ambiental dos trechos e dos arroios amostrados, como também identificou que o sombreamento, o substrato, o nível de erosão e a largura foram os descritores mais relevantes na estruturação das assembleias.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17070
Arquivos Descrição Formato
000707352.pdf (3.001Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.