Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorViapiana, Ezequiel Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-15T02:25:24Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171276pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo geral investigar os indíícios do desenvolvimento profissional na atuaçaão de uma professora de muísica iniciante por meio dos gestos profissionais. Como objetivos especííficos, buscou: identificar e caracterizar os gestos profissionais na atuaçaão da professora de muísica iniciante; e compreender o processo de transformaçaão dos gestos do trabalho ou ofíício (sentidos) em gestos profissionais (elementos) singulares e contextuais na atuaçaão da professora de muísica iniciante. Para alcançar esses objetivos, foi adotado como referencial teoírico o conceito de funçaão e profissionalidade docente de Maria do Ceíu Roldaão, que defende a funçaão de ensinar como elemento fundante da profissionalidade, e o modelo de atuaçaão profissional de Anne Jorro, que apresenta os gestos do trabalho ou ofíício, como caracterizadores socialmente construíídos da profissaão docente, e os gestos profissionais, como um alargamento dos gestos do trabalho ou ofíício para uma perspectiva particular e contextual. Por meio desses conceitos, foi desenvolvido um estudo de caso instrumental, com observaçaão e gravaçaão audiovisual de sete aulas de Paloma, a professora escolhida para participar da pesquisa, e oito entrevistas de estimulaçaão de recordaçaão. Os dados coletados passaram por procedimentos de transcriçaão, codificaçaão, categorizaçaão e interpretaçaão, para, entaão, serem explicitados os indíícios de desenvolvimento profissional de Paloma. Como resultado, saão explicitadas as dimensoães (açoães) transformadoras da atuaçaão de Paloma, passando de um sentido para um elemento de atuaçaão, sendo os gestos profissionais expressos por meio dos gestos da linguagem, da encenaçaão do conhecimento, do ajuste na açaão e da eítica. O processo de transformaçaão dos gestos do trabalho ou ofíício em gestos profissionais se daí a partir da experieência adquirida pela professora no contexto de atuaçaão e eí impulsionado pela realizaçaão de treês açoães: flexibilizaçaão de pressupostos anteriores, viveência no ambiente de trabalho e reflexaão sobre a praítica. A conclusaão propoãe o entendimento do desenvolvimento profissional como o processo de aprender a ensinar com duas perspectivas em relaçaão aà atuaçaão docente em sala de aula: a perspectiva interna, que foi descrita como constataçaão desta pesquisa, e a perspectiva externa, que diz respeito a polííticas puíblicas educacionais e aàs condiçoães de trabalho a elas relacionadas.pt_BR
dc.description.abstractThis MA dissertation aimed at to investigate signs of the professional development in the performance of a beginning music teacher through her professional gestures. More specifically, it aimed at to identify and to characterize the professional gestures in the performance of the beginning music teacher; and to understand how the gestures of work or métier (senses) are transformed into singular and contextual professional gestures (elements) in the performance of the beginning music teacher. The theoretical framework was constituted by the concept of function and teaching professionality, by Maria do Ceíu Roldaão, who claims teaching function is a founding element of professionality, and by the model of professional performance, by Anne Jorro, who presents the gestures of the work or métier, as socially constructed characterizers of the teaching profession, and professional gestures, as an extension of work or métier gestures to a particular and contextual perspective. An instrumental case study was carried out, with data being collected through observation and audiovisual recording of seven classes of Paloma, the music teacher that engaged in the research, and eight recall stimulation interviews. Data collected underwent procedures of transcription, codification, categorization and interpretation, so that the signs of professional development of Paloma could be explained. Results make explicit the transformative dimensions (actions) of Paloma's performance, moving from a meaning to a performance element, being the professional gestures expressed through the gestures of language, the gestures of staging the knowledge, the gestures of adjustment in action and the gestures of ethics. The process of transforming gestures of work or métier into professional gestures is based on the experience acquired by the teacher in the context of her work and is driven by three actions: flexibilization of previous assumptions, living in the work environment and reflection on her practice. The conclusion proposes the understanding of the professional development as the process of learning to teach with two perspectives related to the teaching performance in the classroom: the internal perspective, which was described through the findings of this research, and the external perspective, which concerns educational policies and teachers´ working conditions related to these policies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachers´ professional developmenten
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectMusic teachers´ educationen
dc.subjectFormação de professores : Músicapt_BR
dc.subjectLearning to teach musicen
dc.subjectProfessor de músicapt_BR
dc.titleIndícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001054851pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples