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A influência da estrutura de marketing no processo de implementação de estratégia de marketing

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A influência da estrutura de marketing no processo de implementação de estratégia de marketing

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Título A influência da estrutura de marketing no processo de implementação de estratégia de marketing
Autor Trez, Guilherme
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Estratégia de marketing
Estrutura organizacional
Relacões interfirmas
[en] Interfirms relationships
[en] Interfuncional processes
[en] Marketing capabilities
[en] Marketing strategy
Resumo A compreensão dos fatores que influenciam a implementação de estratégia em marketing é um problema que desafia os pesquisadores da área desde o início da década de 1980. Para abordar o referido tema, esta investigação utilizou uma perspectiva de análise baseada na visão estruturalista da implementação. A realização desta tese se deu com o desenvolvimento de um modelo que contempla as seguintes dimensões dessa visão de implementação: Estrutura Organizacional de Marketing, Capacidades de Marketing e Dispersão de Marketing. Além disso, é analisada a utilização de relações interfirmas como meio de acessar recursos e capacidades indisponíveis na organização. Foi realizada uma pesquisa com empresas fabricantes de móveis no Brasil para o teste das hipóteses propostas, na qual foi obtida uma amostra de 424 casos válidos para o estudo. O uso de modelagem de equações estruturais permitiu a avaliação da influência dos construtos da estrutura de marketing na implementação de uma estratégia de desenvolvimento de novos produtos. Verificou-se que o modelo evidencia a influência desses construtos na implementação da referida estratégia. Mais especificamente, identifica-se que a Estrutura Organizacional e a Dispersão de Marketing influenciam positivamente as Capacidades de Marketing. Essas, quando divididas em Capacidades Arquiteturais e Especializadas proporcionam maiores subsídios para a compreensão de seus antecedentes e das influências que causam nos construtos de desempenho. Além disso, verificou-se que a tipologia de estruturas Orgânicas e Burocráticas é útil para o estudo das relações que envolvem estrutura de marketing, visto que são capazes de discriminar empresas a partir de suas características organizacionais. No que diz respeito à utilização de relações interfirmas, os resultados indicam a relevância de sua análise para o estudo da implementação de marketing, verificou-se que a influência da Dispersão de Marketing nas Capacidades de Marketing somente é significativa no contexto de empresas que utilizam tais relações.
Abstract Understanding the factors that influence the implementation of marketing strategy is an issue that challenges the researchers since the early 1980's. To address this issue, this research used an analysis based on the perspective of structuralist view of implementation. To conduct this study was developed a model that includes the following dimensions of this vision of implementation: Organizational Marketing Structure, Marketing Capabilities and Marketing Dispersion. Furthermore, it examined the use of interfirm relationships as a means to access resources and capabilities not available in the organization. We performed a search with furniture manufacturers in Brazil to test the hypotheses proposed, which was obtained a sample of 424 valid cases for the study. The use of structural equation modeling allowed the evaluation of the structural marketing constructs influence in the new product development strategy implementation. It was found that the model confirms the influence of these constructs in the strategy implementation. More specifically, it identifies that the Organizational Structure and the Marketing Dispersion positively influence the Marketing Capabilities. The capabilities divided into Specialized and Architectural Capabilities provided greater contribution to the understanding of their antecedents and influences that it cause to the performance constructs. Furthermore, we found that the Organic and Bureaucratic types of organizational structures are useful to the study of marketing structure, because with that types is possible to discriminate firms structures. Regarding the use of interfirm relationships, the results indicate the importance of its analysis to study the marketing implementation. It was found that the influence of Marketing Dispersion in Marketing Capabilities is only significant in the context of companies that use such relations.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/17148
Arquivos Descrição Formato
000711504.pdf (1.707Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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