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Alinhamento do suprimento, produção e distribuição com a estratégia das empresas

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Alinhamento do suprimento, produção e distribuição com a estratégia das empresas

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Título Alinhamento do suprimento, produção e distribuição com a estratégia das empresas
Autor Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
Orientador Padula, Antonio Domingos
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administração da produção
Planejamento estratégico
Producao : Estrategia
Suprimentos
[en] Alignment
[en] Business strategy
[en] Distribution
[en] Production
[en] Supply
Resumo O estudo consiste na identificação de correlações entre as práticas desenvolvidas no suprimento, produção e distribuição com a estratégia das empresas. O objetivo é verificar se o alinhamento/desalinhamento entre as práticas de suprimento, produção e distribuição e a estratégia empresarial está associado com o desempenho das empresas industriais do setor metal-mecânico de Caxias do Sul. Para isso utilizou-se o modelo de estratégias genéricas de Porter (1989) - diferenciação, baixo custo, enfoque em diferenciação e enfoque em baixo custo, e o conceito de alinhamento baseado no desvio de perfil teórico, postulado por Venkatraman (1989). Foram construídos quatro perfis teóricos genéricos relacionando os atributos do suprimento, da produção e da distribuição com as quatro estratégias empresariais. A pesquisa foi conduzida através de uma survey no setor metal-mecânico de Caxias do Sul. O questionário utilizado para a coleta de dados ficou subdividido em sete partes, contendo ao todo 130 questões, que deram origem a 26 variáveis (independentes e dependentes do modelo) e quatro variáveis de caracterização geral das empresas. Foram realizados dois prétestes de compreensão verbal e dois pré-testes estatísticos para validação das escalas de medição e do questionário. Essas etapas foram realizadas com a utilização de análise fatorial exploratória e análise de confiabilidade das escalas através do alfa de Cronbach. A coleta de dados da pesquisa de campo se deu por telefone, através de respostas dadas pelos gerentes de produção ou pelos proprietários das empresas às perguntas do questionário. As respostas foram registradas em escalas de intensidade variando de um a cinco, onde um é a pior condição de resposta e cinco corresponde à resposta mais favorável. A amostra final ficou constituída em 400 empresas, onde 95% delas são de pequeno porte, no máximo 100 funcionários. As análises dos dados consistiram na utilização de técnicas de correlação, cálculo da distância euclidiana com base no perfil teórico das estratégias empresariais, obtenção do escore de alinhamento para esses quatro perfis teóricos e análise de clusters. As empresas da amostra ficaram classificadas em três clusters de estratégia: Baixo Custo, Enfoque em Diferenciação e Enfoque em Baixo Custo. Na análise de correlação entre os atributos do suprimento, produção e distribuição dentro de cada cluster de estratégia observou-se um maior número de correlações significantes no Cluster de Enfoque em Diferenciação. Entretanto, menos da metade revelaram-se coerentes com esta estratégia. O cluster que apresentou maior índice de alinhamento dessas práticas com a respectiva estratégia foi o de Enfoque em Baixo Custo. As análises de relação entre os alinhamentos e o desempenho das empresas revelaram que somente um alinhamento tende a proporcionar um melhor desempenho, que é aquele obtido do alinhamento do suprimento, produção e distribuição com a Estratégia de Enfoque em Baixo Custo. Os resultados mostraram que o alinhamento dessas práticas com as outras estratégias não tende a proporcionar um melhor desempenho para as empresas. Esse resultado é coerente com a população de estudo que está configurada em cadeias produtivas e em cadeias de suprimento. Dessa forma as empresas têm como clientes outras empresas industriais inseridas dentro de segmentos alvo inseridas no setor metal-mecânico cuja predominância estratégica é a de baixo custo.
Abstract The study consists of identifying the correlations among supply, production and distribution practices and the business strategy. The aim of this research is verifying if the alignment/misalignment among supply, production and distribution practices and the business strategy is associated with industrial companies performance in the metal-mechanical sector of Caxias do Sul. For this, Porter's generic strategies was used - differentiation, cost leadership, focus-differentiation and focus-cost and the alignment concept based in the strategies profile deviation proposed by Venkatraman (1989). Four generic theorical profile associating supply, production and distribution attributes with the four business strategies were built. The research was conducted by a survey in the Caxias do Sul city metalmechanical sector. The questionnaire used to data collecting was divided on five parts, with 130 questions, which originated 26 variables. Two pre-tests about verbal comprehension were conducted and two about statistical pre-tests to do the validation about measurement scales and the questionnaire. These parts were achieved with exploratory factorial analysis and reliability scales analysis by the Chronbach's alpha. The data collect was conducted by telephone, by the production manager or companies owners answers, to the questions. The answers were identified in intensity scales varying from one to five points, where one is the worst condition and the five is the best condition. The final sample was formed by 400 industrial companies, where 95% of them are small companies. The data analysis consisted of using correlation techniques, Euclidian distance calculation based in the theorical profile about business strategies, obtaining the alignment score for these four theorical profile and cluster analysis. The companies of the sample were classified in three strategies clusters: cost leadership, differentiation-focus and cost-focus. In the correlation analysis among supply, production and distribution attributes within each cluster became evident a higher number of significant correlations among these attributes in the Differentiation-focus Cluster. By the order, the cluster that presented higher alignment level of these practices with the strategy was the Cost-Focus. The relations analysis between companies alignments and performance, revealed that only one alignment trends to provide a better performance, that is the obtained aligning the supply, production and distribution practices to the Focus-Cost Strategy. The results showed that the alignment of these practices with the others strategies don't provide a better performance for these companies. This result is coherent with the studied population that is configured in productive chains or in supply chains, where each company trends to attend with specialty a niche of companies and the clients, where all are oriented to the focuscost for being productive chains members.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/17149
Arquivos Descrição Formato
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