Repositório Digital

A- A A+

Proposta de método de gestão de requisitos para o desenvolvimento de produtos sustentáveis

.

Proposta de método de gestão de requisitos para o desenvolvimento de produtos sustentáveis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de método de gestão de requisitos para o desenvolvimento de produtos sustentáveis
Autor Marx, Ângela Maria
Orientador Paula, Istefani Carísio de
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Desenvolvimento de produto
Desenvolvimento sustentável
[en] Product development
[en] Requirements engineering
[en] Sustainability
Resumo Nas últimas décadas, diversos métodos e ferramentas têm sido propostos para auxiliar o desenvolvimento de produtos sustentáveis, em sua maioria orientada para a redução de impactos ambientais. Este trabalho apresenta um método para alinhar o processo de desenvolvimento de produtos aos objetivos estratégicos organizacionais, que contemplem as três dimensões da sustentabilidade, a ambiental, a financeira e a social, por meio de uma abordagem de requisitos. O método de gestão de requisitos proposto é formado por três etapas e dezesseis tarefas que visam assegurar que os produtos desenvolvidos reflitam o posicionamento da empresa em relação à sustentabilidade. As etapas um e dois são de caráter estratégico e servem para definir os requisitos do negócio. A etapa três consiste na identificação e na análise dos requisitos iniciais do sistema-produto, que se trata de uma etapa anterior à especificação técnica do referido sistema-produto. O método proposto foi aplicado passo a passo ao projeto de desenvolvimento de uma fralda sustentável. A aplicação no permitiu o refinamento das etapas e tarefas do método, a definição de documentos de requisitos e organização de um banco de dados de informações. A generalidade da proposta permite que esta sirva de exemplo tanto para empresas que optem por desenvolver produtos sustentáveis quanto para empresas que desejam trabalhar com apenas alguma das dimensões da sustentabilidade.
Abstract Several product development tools and methods have been proposed in literature with focus in the sustainability environmental dimension. This research aim is to propose a method that may help product developers to align the product development with the three strategic sustainability dimensions: the environmental, the financial and the social, using a requirements engineering approach. The requirements engineering method proposed presents three stages and sixteen tasks. Stages one and two are of strategic nature and the objective is to define the business requirements. Stage three consists in the identification and analysis of the system-product requirements, which is a step ahead the product development typical technical specifications, reported in literature. The method was applied in the development of a sustainable diaper, as a case study. The case study allowed the method improvement, the requirements documents detailing and the organization of an information data base. The proposed method generality makes it a tool for organizations devoted to sustainable product development, as well, to organizations that objective to focus one or two of the sustainability dimensions in their product development.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17153
Arquivos Descrição Formato
000711672.pdf (5.219Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.