Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaula, Istefani Carísio dept_BR
dc.contributor.authorMarx, Ângela Mariapt_BR
dc.date.accessioned2009-09-09T04:17:07Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17153pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, diversos métodos e ferramentas têm sido propostos para auxiliar o desenvolvimento de produtos sustentáveis, em sua maioria orientada para a redução de impactos ambientais. Este trabalho apresenta um método para alinhar o processo de desenvolvimento de produtos aos objetivos estratégicos organizacionais, que contemplem as três dimensões da sustentabilidade, a ambiental, a financeira e a social, por meio de uma abordagem de requisitos. O método de gestão de requisitos proposto é formado por três etapas e dezesseis tarefas que visam assegurar que os produtos desenvolvidos reflitam o posicionamento da empresa em relação à sustentabilidade. As etapas um e dois são de caráter estratégico e servem para definir os requisitos do negócio. A etapa três consiste na identificação e na análise dos requisitos iniciais do sistema-produto, que se trata de uma etapa anterior à especificação técnica do referido sistema-produto. O método proposto foi aplicado passo a passo ao projeto de desenvolvimento de uma fralda sustentável. A aplicação no permitiu o refinamento das etapas e tarefas do método, a definição de documentos de requisitos e organização de um banco de dados de informações. A generalidade da proposta permite que esta sirva de exemplo tanto para empresas que optem por desenvolver produtos sustentáveis quanto para empresas que desejam trabalhar com apenas alguma das dimensões da sustentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractSeveral product development tools and methods have been proposed in literature with focus in the sustainability environmental dimension. This research aim is to propose a method that may help product developers to align the product development with the three strategic sustainability dimensions: the environmental, the financial and the social, using a requirements engineering approach. The requirements engineering method proposed presents three stages and sixteen tasks. Stages one and two are of strategic nature and the objective is to define the business requirements. Stage three consists in the identification and analysis of the system-product requirements, which is a step ahead the product development typical technical specifications, reported in literature. The method was applied in the development of a sustainable diaper, as a case study. The case study allowed the method improvement, the requirements documents detailing and the organization of an information data base. The proposed method generality makes it a tool for organizations devoted to sustainable product development, as well, to organizations that objective to focus one or two of the sustainability dimensions in their product development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectRequirements engineeringen
dc.subjectProduct developmenten
dc.titleProposta de método de gestão de requisitos para o desenvolvimento de produtos sustentáveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000711672pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples