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dc.contributor.advisorWyse, Angela Terezinha de Souzapt_BR
dc.contributor.authorMilanez, Francisco Ramospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-28T02:35:59Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171565pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe atividades audiovisuais colaborativas para a sala de aula, a partir da hipótese de que contribuem com a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de uma destas atividades na aprendizagem de uma amostra de crianças. Para contemplar este objetivo, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa de investigação, coleta e análise de dados. Para o estudo, foi selecionada como amostra uma turma de 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Victor Issler de Porto Alegre. A atividade foi adaptada à faixa etária destes alunos e administrada de forma lúdica, através de um jogo de produção de vídeo com o tema desenvolvimento sustentável. Os dados foram coletados a partir de questionários de pré e pós-teste, levando em consideração os conhecimentos dos alunos, o discurso da professora e o interesse de ambos pela atividade. A análise textual das respostas coletadas na amostra, revelou uma maior capacidade de relação destes sujeitos com os conteúdos trabalhados, assim como um maior engajamento em aula durante o processo e um grande interesse pelo formato da atividade. Os resultados encontrados demonstraram um percentual de interesse de 100% dos alunos em participar de mais atividades audiovisuais em aula. Considera-se que este estudo faça uma pequena contribuição com a evolução das práticas docentes no ensino público brasileiro e na educação como um todo, ao demonstrar uma forma de atualizar processos de ensino e aprendizagem atualmente. Conclui-se, que a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) através de metodologias ativas, lúdicas e audiovisuais, intrínsecas à atividade proposta, facilitaram a aprendizagem da amostra, empoderando os alunos durante o processo e contribuindo com desenvolvimento de habilidades tecnológicas úteis à vida. Este estudo de caso abre perspectivas para o delineamento e aprofundamento de uma pesquisa mais ampla, o estabelecimento de outras hipóteses e a partir de uma amostragem controlada e probabilística, possíveis resultados generalizáveis à uma população maior.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation proposes collaborative audiovisual activities for the classroom, based on the hypothesis that they contribute to the qualification of teaching and learning processes. The objective of this study was to verify the influence of one of these activities in the learning of a sample of children. In order to contemplate this objective, a case study of qualitative and quantitative research, data collection and analysis was carried out. In the study, a fourth grade class of the Municipal Elementary School Principal Deputy Victor Issler, from Porto Alegre, was selected as the sample. The activity was adapted to the age group of these students and managed in a playful way, through a game of video production with the theme sustainable development. The data were collected from pre and post-test questionnaires, taking into account the student’s knowledge, the teacher's discourse and their interest in the activity. The textual analysis of the responses collected in the sample revealed a greater capacity of relation of these subjects with the contents worked, as well as a greater engagement in class during the process and a great interest by the format of the activity. The results showed a 100% interest rate of students participating in more audiovisual activities in class. It is considered that this study makes a small contribution to the evolution of teaching practices in Brazilian public education and in education as a whole, by demonstrating a way to update teaching and learning processes today. It was concluded that the use of Information and Communication Technologies (ICT) through active, playful and audiovisual methodologies, intrinsic to the proposed activity, facilitated the learning of the sample, empowering students during the process and contributing to the development of useful technological skills life. This case study opens perspectives for the delineation and deepening of a broader research, the establishment of other hypotheses and from a controlled and probabilistic sampling, possible results generalizable to a larger population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAudiovisual activityen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectICTen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUm caminho audiovisual possível à aprendizagem : estudo de caso em uma amostra de crianças de uma escola pública de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001055474pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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