Repositório Digital

A- A A+

As raízes ibéricas e populares do teatro de Ariano Suassuna

.

As raízes ibéricas e populares do teatro de Ariano Suassuna

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As raízes ibéricas e populares do teatro de Ariano Suassuna
Outro título The iberian and popular roots of the theater of Ariano Suassuna
Autor Jahn, Lívia Petry
Orientador Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Cultura popular
Influências ibéricas
Literatura de cordel
Suassuna, Ariano 1927-2014.
Teatro popular
Tradição cultural
Tradição e literatura
[en] Acts
[en] Popular culture
[en] String literature
[en] Suassuna theatre
[en] Tradition
Resumo Este trabalho tem por objetivo fazer um recorte das obras de Suassuna, em especial as peças Auto da Compadecida e A Pena e a Lei, procurando mostrar como essas obras dialogam com a tradição ibérica e popular desde os autos vicentinos e a literatura de cordel, até as farsas e o pícaro ibérico, trazendo para a realidade brasileira do séc. XX toda uma manifestação artística e popular gerada na Europa do séc. XVI e que se perpetuou na região do Nordeste. Para tanto, usou-se o referencial teórico embasado nos estudos de Vassalo (1993), Guidarini (1992), Bergson (1987), Palma (1996), Ataíde (2007) e nas próprias reflexões estéticas de Suassuna (2008).
Abstract This paper aims to outline the works by Ariano Suassuna, mainly the plays Auto da Compadecida and A Pena e a Lei, trying to demonstrate how these plays have dialogued with the popular and Iberian tradition from the Acts of Gil Vicente and the String Literature, until the farses and the Iberian picaresque narratives, bringing to the Brazilian reality of the 20th Century a popular and artistic expression which began in Europe in the 16th century and it has been perpetuating in Northeastern Brazil. For this, the theoretical background based on the studies of Vassalo (1993), Guidarini (1992), Bergson (1987), Palma (1996), Ataíde (2007), and the aesthetic reflexions of Suassuna himself (2008) were used.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/17165
Arquivos Descrição Formato
000685849.pdf (86.06Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.