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dc.contributor.advisorWeber, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorGorgen, Jamespt_BR
dc.date.accessioned2009-09-10T04:17:05Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17166pt_BR
dc.description.abstractOs conglomerados de comunicação social no Brasil são o retrato acabado de um sistema territorialmente capilarizado e institucionalmente centralizado. A análise do panorama dos meios de comunicação no Brasil, baseada na plataforma digital do Projeto Donos da Mídia, revelou que a influência direta ou indireta das 54 redes de rádio e televisão controladas pelos por esses conglomerados atinge mais de 25% dos 9.477 veículos de comunicação identificados pelo projeto. Algumas destas organizações encabeçam um sistema marcado por cinco condicionantes: tripla concentração econômica (diagonal, vertical e horizontal), controle das redes de distribuição, penetração regional, presença histórica e relações políticas. Ao mesmo tempo, suas empresas atuam simultaneamente em quatro dimensões: econômica, política, histórica e simbólica. Quando reunidas, as duas características configuram um modelo a que se propõe chamar de Sistema Central de Mídia. Esta dissertação permitiu a identificação de dez conglomerados que ocupam tal posição. Eles controlam, direta ou indiretamente, 12 redes de televisão, 9 de rádio e 1.310 veículos de comunicação, 14% da base identificada pela pesquisa. Conhecer a forma de organização que permite às empresas de mídia conquistar e manter posições no mercado nacional parece interessar especialmente no momento em que a convergência tecnológica vem reduzindo as distâncias entre os agentes da área das comunicações do Brasil e do exterior.Conhecer a forma de organização que permite às empresas de mídia conquistar e manter posições no mercado nacional parece interessar especialmente no momento em que a convergência tecnológica vem reduzindo as distâncias entre os agentes da área das comunicações do Brasil e do exterior.pt_BR
dc.description.abstractBrazil´s social communication conglomerates are the finished portrayal of a system territorially spreaded and institutionally centered. The media analysis, based on the digital platform of the Donos da Mídia Project, evidenced that more than 25% of the 9,477 vehicles of communication identified by the project are directly or indirectly influenced by 54 radio and TV networks. These are top organisations in a system defined by five conditions: triple economic concentration (diagonal, vertical and horizontal), network distribution control, regional penetration, historical presence and political relations. At the same time, its companies act simultaneously in four dimensions: economic, politics, symbolic and historical. Taken together these two characteristics configure the Media Central System model. This dissertation has identificatified ten conglomerates within this model. They control, directly or indirectly, 12 television networks, 9 of radio and 1,310 vehicles of communication, in total 14% of the base identified for the research. Understanding how media companies organize themselves to gain and consolidate market share is particularly interesting considering the reduced distance between the Brazilian and foreigners agents of communications as a result of technological convergence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolitical communicationen
dc.subjectMeios de comunicação de massa : Brasilpt_BR
dc.subjectComunicação : Aspectos políticospt_BR
dc.subjectMedia policiesen
dc.subjectMedia central systemen
dc.subjectComunicação : Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectPolitical economy of communicationen
dc.titleSistema central de mídia : proposta de um modelo sobre os conglomerados e comunicação no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000710933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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