Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorCunha, Vitória Lealpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-30T02:25:46Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171724pt_BR
dc.description.abstractNeste Trabalho de Conclusão de Curso, o objetivo é entender melhor o que é a reflexão linguística e como praticá-la em aulas de Língua Portuguesa. A motivação do trabalho foi uma experiência docente no contexto do meu primeiro Estágio de Docência em Português, obrigatório no currículo do meu curso. Por não ter conseguido compreender como elaborar tarefas de reflexão linguística coerentes com meu projeto de estágio, decidi investigar sobre o tema e tentei buscar possíveis caminhos para a sua prática. Busquei pistas em diversos textos, em particular Bakhtin (1997), Franchi (2006), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009). Assim, neste trabalho, a proposta é entender a prática de reflexão linguística e tentar, na prática, mostrar os meus entendimentos acerca do tópico, a partir da reelaboração de tarefas para o projeto de estágio em questão, considerando aquilo que compreendi, através das pesquisas, sobre a prática de reflexão linguística.pt_BR
dc.description.abstractIn this Final Paper, the goal is to build a better understanding of what is the teaching of linguistic resources through reflection upon the language, as well as how to put it in practice in Portuguese classes. The motivation for this work was an experience I had in my first Portuguese Teaching Internship, a mandatory discipline in my undergraduate course. Because I had not understood by then how to elaborate coherent tasks on reflection upon the language, considering the goals of the project, I decided I would investigate this topic in my final paper. I tried, then, to look into various sources for some clues about this kind of practice, particularly in Bakhtin (1997), Franchi (2006), as well as in Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) and Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009). So, through this work, I intend to discuss the reflection upon the language in Brazilian Portuguese classes, and then, through a practical example, show what I gathered from my research on the theme, in the form of new tasks thought for the context of the project made for my Portuguese Teaching Internship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectReflection upon the use of the languageen
dc.subjectClass Planningen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise lingüísticapt_BR
dc.subjectTeaching Internshipen
dc.titleReflexão linguística em sala de aula : novas possibilidades para um projeto de ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001056147pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples