Reflexão linguística em sala de aula : novas possibilidades para um projeto de ensino de língua portuguesa
dc.contributor.advisor | Simões, Luciene Juliano | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Vitória Leal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-30T02:25:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/171724 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste Trabalho de Conclusão de Curso, o objetivo é entender melhor o que é a reflexão linguística e como praticá-la em aulas de Língua Portuguesa. A motivação do trabalho foi uma experiência docente no contexto do meu primeiro Estágio de Docência em Português, obrigatório no currículo do meu curso. Por não ter conseguido compreender como elaborar tarefas de reflexão linguística coerentes com meu projeto de estágio, decidi investigar sobre o tema e tentei buscar possíveis caminhos para a sua prática. Busquei pistas em diversos textos, em particular Bakhtin (1997), Franchi (2006), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009). Assim, neste trabalho, a proposta é entender a prática de reflexão linguística e tentar, na prática, mostrar os meus entendimentos acerca do tópico, a partir da reelaboração de tarefas para o projeto de estágio em questão, considerando aquilo que compreendi, através das pesquisas, sobre a prática de reflexão linguística. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this Final Paper, the goal is to build a better understanding of what is the teaching of linguistic resources through reflection upon the language, as well as how to put it in practice in Portuguese classes. The motivation for this work was an experience I had in my first Portuguese Teaching Internship, a mandatory discipline in my undergraduate course. Because I had not understood by then how to elaborate coherent tasks on reflection upon the language, considering the goals of the project, I decided I would investigate this topic in my final paper. I tried, then, to look into various sources for some clues about this kind of practice, particularly in Bakhtin (1997), Franchi (2006), as well as in Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) and Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009). So, through this work, I intend to discuss the reflection upon the language in Brazilian Portuguese classes, and then, through a practical example, show what I gathered from my research on the theme, in the form of new tasks thought for the context of the project made for my Portuguese Teaching Internship. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Reflection upon the use of the language | en |
dc.subject | Class Planning | en |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Análise lingüística | pt_BR |
dc.subject | Teaching Internship | en |
dc.title | Reflexão linguística em sala de aula : novas possibilidades para um projeto de ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001056147 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1180)