Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValentini, Nadia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorLazzaroni, Paloma Mattospt_BR
dc.date.accessioned2018-01-19T02:22:24Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172040pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi verificar a influência de um programa de intervenção motora com o clima motivacional para maestria no ensino da patinação artística no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Participaram do estudo 40 meninas (5 a 11 anos), organizadas em grupo educação física (GE) (n=20 M=6,96 DP=0,71) e grupo patinação (GP) (n=20 M=7,59 DP=1,35), provenientes de escolas pública e privada. O GP participou de 20 aulas de patinação com ênfase no Clima de Motivação Orientado para Maestria, enquanto o grupo GE manteve aulas de Educação Física regular. Interação realizada com General Linear Model e para comparações no grupo e tempo foram utilizados Post-hoc Tests para verificar o impacto da intervenção. Os resultados indicaram: (1) Interações significativas para habilidades de locomoção e controle de objetos; (2) GP demonstrou desempenho superior ao GE no momento pré intervenção em arremesso por baixo, já no momento pós intervenção em saltito, corrida lateral, no subteste CO, rebater com as duas mãos, rebater com uma mão, quicar, chutar, arremesso por baixo (p<0.005) e no momento pós intervenção o grupo com mais tempo de prática apresentou desempenho superior em corrida lateral e arremesso por baixo (p<0.05); (3) ao longo do tempo, o GP apresentou mudanças positivas e significativas no subteste LOC, corrida, galope, salto horizontal, corrida lateral, subteste CO, receber, chutar, arremessar por cima (p<0.05); o grupo com mais tempo de prática apresentou mudanças positivas e significativas da pré- para a pós-intervenção no subteste de LOC, corrida, galope, corrida lateral, subteste de CO e chute, enquanto que o grupo com menos tempo de prática no total do subteste e em corrida, salto horizontal, chute e arremesso por cima (p<0.05). Os resultados demonstraram que a metodologia usada é eficaz em promover ganhos motores juntamente com a prática da patinação artística.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of study was verify influence of motor intervention program with Mastery Climate on teaching of figure skating in the performance of fundamental motor skills. Participants were 40 girls (5 to 11 years old), organized in a physical education group (GE) (n = 20 M=6,96 DP=0,71) and a skating group (GP) (n = 20 M=7,59 DP=1,35), from public and private schools. The GP participated in 20 skating classes with emphasis on the Mastery Climate, while the physical GE maintained regular Physical Education classes. Interaction with General Linear Model and for comparisons in the group and time were used Post-hoc Tests to verify the impact of the intervention. The results indicated: (1) Significant interactions were verified for locomotion and control of objects; (2) The GP showed superior performance to the GE at the pre-intervention time in throw, while in the post-intervention period in skip, slide, and CO subtest, two hands strike, one hand strike, bounce, kick, throw (p <0.05); In the post-intervention period, the group with the longest practice time presented superior performance in the lateral run and throw (p<0.05); (3) over time, GP presented positive and significant changes in LOC subtest, run, gallop, horizontal jump, slide, in the CO subtest, catch, kick, overhead throw (p<0.05); The group with more than 12 months of practice presented positive and significant changes from pre- to post-intervention in LOC subtest, run, gallop, slide, CO subtest, kick, while the group with less than 12 months of practice presented a positive and significant change in total subtest score, run, horizontal jump, kick and overhead throw (p<0.05). The results demonstrated that the methodology used is effective in promoting motor gains along with the practice of figure skating.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSkatingen
dc.subjectPatinacaopt_BR
dc.subjectTARGETen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectFundamental motor skillsen
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectIntervention and mastery climateen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleA influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais : ênfase na patinação artísticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBandeira, Paulo Felipe Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor-coZanella, Larissa Wagnerpt_BR
dc.identifier.nrb001057131pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples