Repositório Digital

A- A A+

O uso de educação aberta e à distância (EAD) via internet como ferramenta para o ensino da biblioteconomia no Brasil

.

O uso de educação aberta e à distância (EAD) via internet como ferramenta para o ensino da biblioteconomia no Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de educação aberta e à distância (EAD) via internet como ferramenta para o ensino da biblioteconomia no Brasil
Autor Patta, Paula Schoenfeldt
Orientador Tazima, Ivete Hissako
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteconomia
Educação a distância (EaD)
Ensino superior
[en] Brazil
[en] Internet-based distance education
[en] Library science
[en] Open and distance learning
Resumo A pesquisa identifica a aplicação de Educação Aberta e a Distância (EAD) via Internet, como recurso de aprendizagem para o ensino de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Aborda sua evolução histórica no contexto nacional. Apresenta as vantagens e possibilidades, bem como, as dificuldades e obstáculos para sua utilização. Através de estudo exploratório com abordagem qualitativa, identificou-se a situação atual e as perspectivas futuras para o seu desenvolvimento na área. Utilizou-se como ferramenta para a coleta de dados, um questionário contemplando perguntas abertas e fechadas, encaminhado via correio eletrônico a todos os departamentos de Ciência da Informação que oferecem habilitação em Biblioteconomia. Considerando as limitações encontradas, observou-se uma utilização restrita dessa modalidade como ferramenta de ensino na maioria das instituições.
Abstract The research deals with the application of Open and Distance Learning via Internet as a resource learning for teaching Library Science undergraduate-degree courses in Brazil. It approaches the historical evolution in the national context. It presents the advantages and possibilities as well as the difficulties and obstacles for such use. Through an exploratory study with a qualitative focus was identified the current situation and the future perspectives for development in this area. A structured questionnaire containing open and closed questions was used as a tool for data collecting which was directed by electronic mail to all departments of Information Science that offer qualification in Library Science. Considering the founded limitations it was observed a restricted using of this modality of education as a teaching tool in most of the institutions.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/17207
Arquivos Descrição Formato
000457343.pdf (342.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.