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dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorSbeghen, Isadora Lochpt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T02:30:29Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172125pt_BR
dc.description.abstractO conceito de Práticas Pedagógicas Integradas é proposto neste estudo com a justificativa de abarcar um maior alcance de práticas diferenciadas desenvolvidas por docentes de Educação Física Escolar no ensino fundamental. Os termos relacionados ao conceito principal são: trabalho coletivo; interdisciplinaridade; transdisciplinaridade e multidisciplinaridade. O objetivo geral deste estudo é compreender o entendimento e a viabilidade de Práticas Pedagógicas Integradas através da perspectiva de professores de Educação Física de escolas de Passo Fundo (RS). Os objetivos específicos são: identificar a compreensão de professores de Educação Física sobre o conceito de Práticas Pedagógicas Integradas; compreender as relações estabelecidas entre professores de Educação Física e os demais docentes da escola; analisar e interpretar as condições que permitam ou limitam a construção de Práticas Pedagógicas Integradas dentro de uma escola; e refletir sobre as possibilidades de construção da aprendizagem no trabalho com Práticas Pedagógicas Integradas. A revisão de literatura discute os termos já mencionados e relacionados ao conceito principal de Práticas Pedagógicas Integradas, partindo da coletividade aos distintos níveis de organização e integração de saberes. Este estudo é de caráter qualitativo descritivo no qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes de diferentes escolas de Passo Fundo (RS). A partir deste trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identifiquei que não há consenso no entendimento dos termos relacionados ao conceito de Práticas Pedagógicas Integradas, compreendi que as relações entre professores se correlaciona à realidade escolar em que o professor de Educação Física se insere, somado a isto verifiquei que as limitações para o desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Integradas se atrelam à parceria estabelecida entre colegas de trabalho, ao planejamento e ao desenvolvimento de atividades. Além destas considerações, o estudo buscou instigar os docentes entrevistados para que os mesmos se desafiem a pensar e realizar mais Práticas Pedagógicas Integradas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas integradas : perspectivas de docentes de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057133pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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