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dc.contributor.advisorCadore, Eduardo Lusapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Jonatã Anderson Tedesco dept_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T02:30:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172132pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O treino de força é caracterizado por ações específicas que priorizam os ganhos de força e resistência muscular. Quando se fala sobre treino de força para crianças, é importante frisar que elas apresentam diferenças fisiológicas importantes comparadas aos adultos. Ao observarmos a literatura específica da área, a maioria dos estudos acaba realizando protocolos de treinamento de força em crianças em equipamentos específicos, o que apresenta baixa aplicabilidade prática, uma vez que grande parte das crianças tem o seu maior envolvimento na educação física escolar. Assim, buscar formas de aplicar o conhecimento gerado em estudos envolvendo o treinamento de força em crianças do ambiente laboratorial para aulas de educação física na escola ainda é um grande desafio para o professor. Objetivo: Discutir os principais aspectos relacionados ao treinamento de força para crianças e suas respostas adaptativas bem como tentar adequar os principais exercícios utilizados na literatura para um contexto escolar. Metodologia: Foram incluídos estudos originais que tenham realizado treinamento de força em crianças com idade inferior a 12 anos e que apresentem o protocolo de treinamento descrito. A busca foi realizada utilizando as bases de dados MEDLINE (acessado pelo PubMed), Google Acadêmico, Scielo e Scopus. A pesquisa foi realizada entre março e junho de 2017. Para tanto, foram utilizados os termos “Resistance Strength”, “Strength training”, “Resistance training” em combinação com os termos “Children” e “Child”, nas versões em português e inglês. Foi utilizado o filtro apenas para selecionar o período para ano de publicação. Foram incluídos estudos que tenham sido publicados nos últimos 20 anos. A qualidade metodológica foi avaliada por meio da Escala PEDro. Resultados: A estratégia de busca diante dos critérios de inclusão e exclusão adotados resultou em 461 estudos, dos quais 15 estudos foram considerados como potencialmente relevantes e retomados para análise detalhada. Sete destes estudos preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos na revisão (n = 174). Todos os estudos incluídos apresentam um grupo controle (GCON) ou algum tipo de grupo de treinamento para comparações. Observamos que cinco estudos observaram ganhos de força significativos. Quanto aos músculos treinados, peitoral e deltoide em membro superior e quadríceps e ísquiotibiais são os mais citados pelos estudos. Neste sentido, a utilização de exercícios de salto (por meio de brincadeiras) e arremesso são opções fáceis para inclusão na educação física escolar e aumentar a força de crianças. Conclusão: O treinamento de força é capaz de aumentar a força muscular em crianças. Ainda, os músculos isquiotibiais, quadríceps, peitoral e deltóide foram os mais enfatizados nos protocolos de treinamento utilizados. Quanto ao contexto escolar, o uso de atividades com pouco material, com o peso corporal, utilizando saltos e arremessos, de forma lúdica, desafiadora pode ser uma estratégia fundamental para treinar força em crianças e obter melhoras significativas na força muscular de membros superiores e inferiores.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Resistance training is characterized by specific actions that prioritize strength gains and muscular endurance. When talking about resistance training for children, it is important to stress that they have important physiological differences compared to adults. When we look at the specific literature of the area, most of the studies end up carrying out protocols of strength training in children in specific equipment, which presents low practical applicability, since most of the children have their greater involvement in physical education. Thus, finding ways to apply the knowledge generated in studies involving strength training in children from the laboratory environment to physical education classes at school is still a great challenge for the teacher. Objective: To discuss the main aspects related to resistance training for children and their muscle adaptations as well as to try to adapt the main exercises used in the literature to a school context. Methods: We included original studies that have performed strength training in children under the age of 12 years and who present the described training protocol. The search was performed using the MEDLINE databases (accessed by PubMed), Google Scholar, Scielo and Scopus. The research was conducted between March and June 2017. The terms "Resistance Strength", "Strength training" and "Resistance training" were used in combination with the terms "Children" and "Child" in the Portuguese and English. The filter was used only to select the period for year of publication. We included studies that have been published in the last 20 years. The methodological quality was evaluated through the PEDro Scale. Results: The search strategy against the inclusion and exclusion criteria adopted resulted in 461 studies, of which 15 studies were considered as potentially relevant and resumed for detailed analysis. Seven of these studies fulfilled the eligibility criteria and were included in the review (n = 174). All included studies present a control group (GCON) or some type of training group for comparisons. We observed that five studies showed significant strength gains. As for the trained muscles, pectoral and deltoid muscle in the upper limb and quadriceps and hamstrings are the most cited by the studies. In this sense, the use of jumping and throwing exercises are easy options for inclusion in school physical education and increase the strength of children. Conclusion: Resistance training is able to increase muscle strength in children. Also, the hamstring, quadriceps, pectoral and deltoid muscles were the most emphasized in the training protocols used. Regarding the school context, the use of activities with little material, with body weight, using jumps and throws, in a playful and challenging way can be a fundamental strategy to train strength in children and to obtain significant improvements in muscular strength of upper and lower limbs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectTreinamento de forçapt_BR
dc.subjectResistance trainingen
dc.subjectPhysical education classen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleTreinamento de força em crianças e a aplicação na educação física escolar: um estudo de revisãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057184pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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