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dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Henrique Luis Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T02:30:57Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172139pt_BR
dc.description.abstractComo parte importante da cultura de diversos jovens no contexto social atual, os Jogos Eletrônicos (JE) são apontados por estudos como pertencentes ao conteúdo da Educação Física Escolar. A presente pesquisa tem como objetivo compreender a aplicabilidade dos Jogos Eletrônicos na Educação Física Escolar, a partir das manifestações dos estudantes do ensino médio. Os dados aqui apresentados e discutidos surgiram das manifestações de 8 estudantes do ensino médio de uma escola de Porto Alegre / RS. Através de entrevista semiestruturada, esta pesquisa qualitativa buscou entender a visão dos alunos entrevistados sobre o lugar dos JE nas aulas de Educação Física. A análise das entrevistas mostrou que a ideia de utilizar os JE na Educação Física é plausível para os estudantes, por apresentar algo novo que pode contribuir com a motivação dos mesmos em participar mais das aulas. Como estratégia metodológica para se atingir objetivos pertinentes à Cultura Corporal de Movimento, os JE podem vir a ser um diferencial no processo de ensino e aprendizagem, encaixando-se adequadamente no contexto da cibercultura.pt_BR
dc.description.abstractAs an important part of the culture of several young people in the current social context, Electronic Games (EG) are pointed out by studies as an integral part of the range of contents of Physical School Education. The present research has the objective to analyze the applicability of Electronic Games in Physical School Education, based on the manifestations of high school students. The data here presented and discussed came from the manifestations of 8 high school students from a school in Porto Alegre / RS. Through a semi-structured interview, this qualitative research sought to understand the vision of the students interviewed about the place of the EG in the classes of Physical Education (PE). An analysis of the manifestations presented during the interviews showed that the idea of using EG in Physical Education is plausible for students because it presents something new that can contribute to their motivation to participate more in class. As a methodological strategy to achieve the objectives pertinent to Movement Body Culture, the EG can become a differential in teaching and learning process, fitting appropriately in the context of cyberculture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectEletronic gamesen
dc.subjectVideogamesen
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectCybercultureen
dc.titleO lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar para jovens do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057239pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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