Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTutikian, Jane Fragapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Natália Ubirajarapt_BR
dc.date.accessioned2009-09-12T04:17:22Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17214pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo estudar a construção metaficcional de O triunfo da Morte, romance do escritor português Augusto Abelaira. No primeiro momento da pesquisa é realizado um panorama da obra do romancista, a fim de verificar as diferentes características que o questionamento metalingüístico assume ao longo de sua produção. Nesse percurso pela obra de Abelaira são propostas três fases significativas, cada qual com abordagens metaficcionais próprias. É proposto um viés crítico diferenciado, que afasta Abelaira da linha do nouveau roman francês e problematiza sua postura neo-realista. No segundo momento da pesquisa a análise se centra em O triunfo da Morte, estruturando-se em torno de três aspectos fundamentais: multiplicidade, literatura e leitor. Quanto à multiplicidade da narrativa, verifica-se no romance uma construção sinfônica e contrapontística, que lhe confere o caráter de enciclopédia de procedimentos estilísticos e temáticos. A literatura e seus diferentes papéis são discutidos por meio da aproximação entre narrativa e jogo (tomando o blefe como recurso utilizado pelo narrador) e do confronto entre diversas concepções acerca da criação literária. Um dos temas destacados quanto à função e ao processo de criação da literatura é o conflito entre cálculo e inspiração. A análise do terceiro aspecto apontado, o leitor, dá-se a partir de figuras recorrentes na obra abelairiana: amante, mulher de branco e morte, cada uma indicando um aspecto diferenciado que o interlocutor de Abelaira assume na leitura do romance. A análise da multiplicidade, das concepções de literatura e do papel do leitor em O triunfo da Morte conduz a uma releitura crítica do conjunto da produção de Augusto Abelaira. A partir da presente pesquisa, pode-se concluir que O triunfo da Morte não é apenas uma sinfonia, mas também uma enciclopédia de criação literária (compilação caótica e parodística de temáticas, questionamentos, personagens, pontos de vista, linguagens e estilos) e manifesto do autor.pt_BR
dc.description.abstractThe object of this paper is to discuss the metafictional construction of O triunfo da Morte ("The triumph of Death"), a novel by Portuguese writer Augusto Abelaira. At first, the research brings a broad view of the author's work, in order to observe the different features shown by metalinguistic questioning throughout his production. On this stroll through Abelaira's work, three significant periods are proposed, each with its own metafictional approach. A new critical standpoint is also proposed, distancing Abelaira from the French nouveau roman line and problematizes his neo-realistic position. In the second part of the research the analysis is centered in O triunfo da Morte, basing on three fundamental aspects: multiplicity, literature and reader. Concerning the multiplicity of the narrative, the novel presents a symphonic and counterpointing construction, which gives it the status of an encyclopedia of stylistic and thematic procedures. Literature and its different roles are discussed through the approximation between narrative and game (using the bluff as a narration resource) and the confrontation of diverse conceptions about literary creation. A highlighted theme on the function and creation process of literature is the conflict between calculation and inspiration. The analysis of the third pointed aspect, the reader, is done through recurring characters in Abelaira's work: lover, woman in white and death, each indicating a different aspect assumed by Abelaira's interlocutor while reading the novel. The analysis of multiplicity, of concepts on literature and of the reader's role in O triunfo da Morte leads to a critical review of Augusto Abelaira's overall work. After the present research, one can conclude that O triunfo da Morte is not only a symphony, but also an encyclopedia of literary creation (a chaotic and parodical compilation of themes, questionings, characters, points of view, languages and styles) and a writer's manifesto.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContemporary portuguese novelen
dc.subjectAbelaira, Augusto, 1926-pt_BR
dc.subjectMetafictionen
dc.subjectO Triunfo da Morte (Livro)pt_BR
dc.subjectSymphonyen
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.subjectMultiplicityen
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectReaderen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectCriação literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura engajadapt_BR
dc.subjectMetaficçãopt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectMetalingüísticapt_BR
dc.titleA sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000708316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples