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Efeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical com diferentes intervalos entre estímulos

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Efeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical com diferentes intervalos entre estímulos

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Título Efeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical com diferentes intervalos entre estímulos
Outro título Semantic priming effect in a lexical decision task with different stimulus onset asynchrony
Autor Holderbaum, Candice Steffen
Orientador Salles, Jerusa Fumagalli de
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Criança
Decisão léxica
Estudantes universitarios
Memória semântica
Neuropsicologia
[en] Association strength
[en] Implicit memory
[en] Lexical decision
[en] Semantic priming
[en] Stimulus onset asynchrony
Resumo Esta dissertação buscou analisar o efeito de priming semântico em uma tarefa de decisão lexical. No estudo 1, comparou-se o efeito de priming semântico entre crianças e universitários em dois SOAs (250ms e 500ms). Os resultados mostraram que no SOA de 250ms, apenas as crianças tiveram efeito de priming semântico. Quando o SOA foi de 500ms, ambos grupos apresentaram efeito de priming semântico, no entanto, este foi maior nas crianças. No estudo 2 foi investigada a relação entre o efeito de priming semântico nas crianças do estudo 1 e as variáveis força de associação e freqüência do alvo. Foram encontradas algumas fracas correlações entre estas variáveis. Conclui-se que variáveis como idade/escolaridade, SOA e força de associação são determinantes no efeito de priming semântico.
Abstract The aim of this study was to analyze the semantic priming effect in a lexical decision task. In study 1, the semantic priming effect in third graders and college students was compared. It was used two SOAs, 250ms and 500ms. The results showed that when SOA was 250ms, only third graders had semantic priming effects. When SOA was 500ms, both groups had semantic priming effects; however, the magnitude of it was bigger in children. In study 2, it was investigated the relation between semantic priming effects of third graders and the variables associative strength and frequency. Data demonstrated some weak correlations between these variables. We concluded that variables such age/educational group, SOA and associative strength are related to the semantic priming effect.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17229
Arquivos Descrição Formato
000711537.pdf (355.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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