Avaliação dos níveis de vibração em usuários de veículo leve sobre trilhos em Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Evaluation of vibration levels in light rail vehicle users (Aeromóvel) at Porto Alegre
Assunto
Resumo
A vibração a que seres humanos estão expostos no dia a dia pode ser classificada em dois grandes grupos: (i)as vibrações de corpo inteiro (VCI), aquelas recebidas pelo o corpo como um todo, como quando estão sentados, deitados ou de pé em algum equipamento ou dispositivo que gere vibrações e (ii) vibrações do sistema mão-braço (VMB), caracterizada por aquelas vibrações recebidas diretamente pelos braços e mãos pelo uso de equipamentos ou em situações que gerem vibrações localizadas nestas parte ...
A vibração a que seres humanos estão expostos no dia a dia pode ser classificada em dois grandes grupos: (i)as vibrações de corpo inteiro (VCI), aquelas recebidas pelo o corpo como um todo, como quando estão sentados, deitados ou de pé em algum equipamento ou dispositivo que gere vibrações e (ii) vibrações do sistema mão-braço (VMB), caracterizada por aquelas vibrações recebidas diretamente pelos braços e mãos pelo uso de equipamentos ou em situações que gerem vibrações localizadas nestas partes. São muitas as fontes e situações que podem gerar vibrações sendo necessário, nestes casos, avaliar e quantificar sua intensidade e tempo de exposição afim de avaliar seu grau de risco ao ser humano. Veículos e outros meios de transporte podem gerar vibrações que, dependendo de sua intensidade e tempo de exposição ocasionam desconforto ou até mesmo doenças ocupacionais às pessoas que estão expostas. O Aeromóvel é uma nova alternativa de meio de transporte que surge para trajetos curtos que apresenta custos menores por passageiro transportado (APM – Automated People Mover) Neste trabalho, uma avaliação dos níveis de vibração neste tipo de veículo é feita tendo em base normas nacionais e internacionais referentes aos risco à saúde assim como limites indicativos para conforto. Uma campanha de medições no veículo em condições normais de uso é feita em posições no seu interior com o objetivo de quantificar este comportamento. Resultados referentes aos níveis encontrados e o risco quanto à saúde são apresentados, assim como gráficos de transmissibilidade para as vibrações de assento e piso do modelo A100 para três posições distintas no seu interior. Resultados de níveis de conforto são comparados com dados da literatura. Um Análise de Variância (ANOVA) quanto ao conforto relacionado à posição do passageiro indica que há posições mais confortáveis que outras no interior do veículo. ...
Abstract
The vibration to which human beings are exposed on a daily basis can be classified into two broad groups: (i) the whole body vibrations (WBV), those received by the body as a whole, such as when sitting, lying or standing in some equipment or device that generates vibrations and (ii) vibrations of the hand-arm system (HAV) characterized by those vibrations received directly by the arms and hands by the use of equipment or in situations that generate vibrations localized in these parts. There ar ...
The vibration to which human beings are exposed on a daily basis can be classified into two broad groups: (i) the whole body vibrations (WBV), those received by the body as a whole, such as when sitting, lying or standing in some equipment or device that generates vibrations and (ii) vibrations of the hand-arm system (HAV) characterized by those vibrations received directly by the arms and hands by the use of equipment or in situations that generate vibrations localized in these parts. There are many sources and situations that can generate vibrations and in these cases it is necessary to evaluate and quantify their intensity and time of exposure in order to assess their degree of risk to humans. Vehicle and other means of transportation can generate vibrations that, depending on their intensity and time of exposure may cause discomfort or even occupational diseases passengers that are exposed. The Aeromóvel is a new alternative transportation mode that appears for short journeys and that presents lower costs per passenger carried (APM - Automated People Mover). In this work, an evaluation of the vibration levels in this type of vehicle is made based on national and international standards regarding health risks as well as indicative limits for comfort. A test campaign in the vehicle at usual daily condition is performed in positions in its interior in order to quantify this dynamic behavior. Results regarding healthy levels found and the risk regarding health are presented as well as transmissibility graphs for the floor seat vibrations of the A100 model for three distinct positions inside. Results of comfort levels are compared with data from the literature. An Analysis of Variance (ANOVA) for comfort related to the position of the passenger indicates that there are more comfortable positions than others inside the vehicle. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
-
TCC Engenharias (5670)
Este item está licenciado na Creative Commons License