Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLo Bianco, Anna Carolinapt_BR
dc.contributor.authorKessler, Carlos Henriquept_BR
dc.date.accessioned2009-09-12T04:17:26Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17238pt_BR
dc.description.abstractPartindo de uma experiência de mais de vinte anos em uma clínica-escola de psicologia que tem como base a psicanálise, buscamos investigar a atividade de supervisão, também chamada de controle. Para isso encontramos subsídios na produção de Freud, Lacan e discípulos. A investigação foi produzida tendo como guia a retomada do caminho de elaboração de conceitos fundamentais da psicanálise. Nos apoiamos essencialmente nas conceitualizações lacanianas acerca dos quatro discursos - por servirem para situar o impasse do trabalho com a psicanálise na universidade - e do objeto a - que produz um giro radical na psicanálise, na medida em que situa uma causalidade perdida, real, para o sujeito. Destacamos que o fato clínico com que a psicanálise trabalha é singular e não pode excluir a responsabilidade do clínico que o produz. Recorremos ainda à revisão da bibliografia brasileira sobre a supervisão em clínicas, públicas e universitárias, a qual mostrou elementos de convergência com a trajetória deste trabalho. Concluímos que o supervisor, ao se colocar frente ao impossível envolvido na presença do discurso do analista na universidade, terá com seu ato que produzir uma inflexão no discurso universitário, no qual até então o estudante esteve imerso, para marcar um início na trajetória do supervisando em direção à formação psicanalítica.pt_BR
dc.description.abstractÀ partir d'une expérience depuis plus de vingt ans dans une clinique-école de psychologie axée à la psychanalyse, on a recherché le contrôle, aussi appelé supervision. Pour cela, on est parti de la production de Freud, Lacan et leurs élèves. La recherche a été produite selon la reprise du chemin d'élaboration de concepts fondamentaux de la psychanalyse. On s'est appuyé essentiellement sur les concepts lacaniens autour des quatre discours - pour situer l'impasse du travail avec la psychanalyse dans l'université - et de l'objet a - qui produit un tour radical dans la psychanalyse, dans la mesure où il situe une causalité perdue, réel, pour le sujet. On détache que le fait clinique avec lequel la psychanalyse travaille est singulier et ne peut pas exclure la responsabilité du clinicien que le produit. On a revu la bibliographie brésilienne à propos de la supervision dans les cliniques, publiques et aussi universitaires, laquelle a montré des éléments de convergence avec le parcours de ce travail. On a conclu que le contrôleur, face à l'impossible de la présence du discours de l'analyste à l'université, devra, avec son acte, produire une inflexion dans le discours universitaire dans lequel jusqu'au moment l'étudiant a été plongé, pour marquer un début dans la trajectoire du contrôlé en direction à la formation psychanalytique.fr
dc.description.abstractFrom over twenty years of experience in a psychology clinical training school which has psychoanalysis as basis, we investigated the activity of supervision, also called control. Freud, Lacan and followers are the theoretical basis for the investigation, produced having as guide the development of psychoanalysis fundamental concepts. We found support primarily in Lacan's conceptualization of the four discourses - as to situate the impasse of the work with psychoanalysis inside the university - and that of the object a - that produces a radical turn in psychoanalysis, as it situates a lost causality, real, to the subject. We stress that the clinical fact with which psychoanalysis operates is singular and cannot exclude the clinician's responsability in producing it. We also reviewed Brazilian bibliography on supervision within clinics, publics and at universities as well, which revealed elements converging with the present work. We conclude that the supervisor, facing the impossible involved in the presence of the psychoanalyst's discourse at the university, shall, with his act, produce an inflection in the university discourse, in which so far the student was immerse, to set a start in the supervisee's path towards analytical formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClínicas-escolapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSupervisão clínicapt_BR
dc.titleA supervisão na clínica-escola : o ato no limite do discursopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000713332pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria Psicanalíticapt_BR
dc.degree.localRio de Janeiro, BR-RJpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples