Repositório Digital

A- A A+

Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si

.

Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si
Autor Silva, Tatiana Cardoso da
Orientador Silva, Marta Isaacsson de Souza e
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Assunto Autonomia criativa
Autonomia técnica
Formacao do ator
Interpretacao teatral : Tecnica
Interpretação teatral : Trabalho corporal
Treinamento do ator
[en] Actor
[en] Autonomy
[en] Training
Resumo Esta pesquisa busca ampliar os estudos sobre a formação do ator visando identificar e explorar princípios e procedimentos que promovam a autonomia técnica e criativa do ator no exercício profissional. A proposta de treinamento tem por base as práticas de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e das experiências junto ao grupo Internacional Vindenes Bro, dirigido por Iben Nagel Rasmussen. Por meio de um treinamento físico e vocal, realizado com oito atores, busca-se o aprofundamento do "exercício sobre si mesmo", de forma a promover o acesso a um corpo-mente orgânico, a presença e a capacidade de composição de repertório próprio para a criação. O trabalho experimental, registrado em vídeo e acompanhado de questionários respondidos pelos atores e notas pessoais de cada membro do grupo, constitui a base da reflexão sobre o processo de recepção e apropriação dos exercícios propostos, reconhecendo as alterações e respectivas motivações ao longo da experiência. A reflexão teórica é também nutrida pelo pensamento de diferentes disciplinas.
Abstract The research is an attempt to extend the study of the formation of the actor, aiming at the identification and the exploration of principles and procedures which cultivate the technical and creative autonomy of the professional training of the actor. The training principles are built on the practises of Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski and Eugenio Barba and on the experiences achieved together with the international group Vindenes Bro (Bridge of the Winds) directed by Iben Nagel Rasmussen. By means of physical and vocal training, brought into practise by eight actors, this study aims at the exploration of "The Exercise On One Self" in order to achieve access to an organical "Body-Mind", to the presence of the actor and to the capability to compose one's own repertoire during the creation. The experimental work, video-recorded and accompanied by questionaires answered by the students as well as by the personal annotations by each group member, constitutes the base for the reflection upon the reception and appropriation of the suggested exercises, recognising the alterations and individual motivations during the process. The theoretical reflexion is also nourished by other disciplines' thinking.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17244
Arquivos Descrição Formato
000713285.pdf (1.714Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.